conecte-se conosco

Porto de Paranaguá - 87 anos

Empresa Portos do Paraná ressalta a importância da saúde e segurança do trabalho

Missão diária é difundir a cultura de segurança do trabalho para todos os usuários

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

Publicado

em

Os Portos do Paraná estão mais seguros, de acordo com a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (GSST) da Diretoria de Meio Ambiente da empresa pública. A Gerência busca cada vez mais expandir os trabalhos de conscientização, educação e otimização das rotinas e protocolos de segurança.

“Nos últimos três anos, a Portos do Paraná investiu pesado em segurança do trabalho. Iso significa que este tema é prioridade para a nossa empresa. Nossa missão diária é difundir a cultura de segurança do trabalho para todos os usuários, consolidar esta cultura e tornar os Portos do Paraná referência nacional nestes quesitos”, destacou José Sbravatti, que atua como gerente de Saúde e Segurança e do Trabalho da Portos do Paraná.

José Sbravatti atua como gerente de Saúde e Segurança e do Trabalho da Portos do Paraná (Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná)

As principais ferramentas do sistema de gestão são a abordagem em relação ao comportamento através do Programa de Observação Comportamental e os Diálogos de Segurança. “Inicialmente, quando começamos este trabalho, estudamos diferentes sistemas e ferramentas de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), de forma a selecionar adequadamente cada recurso, para que pudessem ser empregados de uma maneira eficiente, respeitando o tempo das operações e o nível de maturidade dos nossos usuários sobre o tema segurança, haja vista que o ambiente portuário é muito especial e possui diversas peculiaridades”, disse Sbravatti.

“O desafio diário de todos os nossos profissionais é levar informação de qualidade, com muito respeito e profissionalismo a todos os usuários dos Portos. Constantemente fazemos interface com diversas pessoas, alertando-os sobre os riscos da operação, fazendo diálogos aplicados a cada realidade operacional, negociando formas de executar as atividades de uma maneira mais segura, sempre com o objetivo de auxiliar na construção das soluções. Internamente, nossos treinamentos são voltados para que tenhamos um perfil de provedores de solução. Acreditamos que ao detectar um problema, precisamos ajudar a solucioná-lo”, explicou o gerente de Saúde e Segurança e do Trabalho da Portos do Paraná.

Com informações da Portos do Paraná