Logotipo

Secretário de Meio Ambiente destaca conquistas na área

10 de junho de 2018

“Pertencer à cidade é cuidar coletivamente do meio ambiente e da limpeza pública”, destaca o secretário

Compartilhe

Raphael Rolim de Moura fala sobre avanços com construção de 10 Praças de Bolso, revitalização da Fontinha e praças

Há cerca de um ano e meio como secretário municipal de Meio Ambiente em Paranaguá, Raphael Rolim de Moura, biólogo de formação, destacou a importância da 13.ª Semana do Meio Ambiente, que ocorreu durante toda a semana no Aeroparque. Trata-se de um evento consolidado em prol de uma sociedade mais sustentável e com respeito ao meio ambiente. Com uma política pública consolidada de limpeza contínua de todos os bairros de Paranaguá, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) implantou inúmeras praças de bolso pela cidade, bem como está revitalizando a Fontinha e outras praças públicas.

Nomeado pelo prefeito Marcelo Roque logo no início de sua gestão em janeiro de 2017, Raphael de Moura é graduado em Biologia e em Gestão em Planejamento Ambiental, com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, sendo também membro do Conselho Regional de Biologia. Com 36 anos, casado com a enfermeira do Estado, Martha Maria Pegoraro, com quem teve a sua filha Anna Raphaela Rolim de Moura, ele também já foi superintendente de Controle Ambiental na Prefeitura de Curitiba na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet. Além disso, atuou no meio empresarial com consultoria ambiental, conhecendo o ambiente público e privado da sua profissão. Raphael ressaltou as últimas conquistas da Semma, projetos que estão sendo entregues e importância da população parnanguara unir forças com a gestão pública para que a cidade fique cada vez melhor para se viver. Confira:

 

Folha do Litoral News: Qual balanço o senhor faz da 13.ª Semana do Meio Ambiente e o que motiva a realização desse evento em Paranaguá?

Moura: Este já é um evento tradicional no município, principalmente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho. A população aguarda este evento praticamente o ano todo, ele abre as festividades de aniversário de Paranaguá. É um evento grande, com participação de várias empresas do município, de várias secretarias do município e Estado. A Semana do Meio Ambiente é importante é bastante visitada pela população.

 

Folha do Litoral News: Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente anunciou a revitalização da Fontinha. Qual a importância desta benfeitoria?

Moura: Quando iniciamos a gestão do prefeito Marcelo Roque, na primeira visita àquele local, ele pediu para a nossa pasta que tomasse alguma atitude para revitalizar a Fontinha, que é um patrimônio histórico de Paranaguá, Paraná e Brasil. Vale lembrar que os barcos iam até próximo da Fontinha para buscar água. É um ponto histórico que infelizmente estava abandonado, em um estado bem triste. Estão sendo resgatadas as características históricas do local, com pintura e limpeza de toda a estrutura, bem como da pracinha ao lado da Fontinha. A água está sendo limpa, a praça está sendo revitalizada com melhoria e pintura dos seus bancos e jardinagem. Estamos tirando barro de cima de pedras históricas presentes no local. Estamos tratando com carinho este espaço tão importante da cidade. Nas próximas semanas será concluída esta revitalização.

 

Folha do Litoral News: Com relação à questão dos animais de rua e abandonados, o município está construindo um espaço para cães e gatos na sede da Semma. Qual o andamento desta melhoria?

Moura: Na 12.ª Semana do Meio Ambiente de 2017 formamos um convênio com a Ecovia, em que assumimos a obrigação de ampliar o espaço que nós temos de tratamento provisório de cães e gatos. Estamos reformulando este espaço, de forma separada, bem como construindo três salas de atendimento veterinário. Este processo está em estágio avançadíssimo e esperamos entre 90 a 120 dias entregar este novo espaço para atendimento emergencial de cães e gatos.

 

Folha do Litoral News: Há uma diretriz contínua da Semma para a limpeza de bairros e centro de Paranaguá, assim como construção de praças de bolso em locais que antes eram de destinação irregular de lixo. Como isto está sendo desenvolvido?

Moura: Nós estamos estudando junto aos vereadores e representantes de bairros novos locais para construção de praças de bolso em Paranaguá. Esta já é uma marca da gestão do prefeito Marcelo Roque. Queremos chegar a pelo menos 20 praças de bolso em todo o município, sendo que já estamos com 10. Foi um processo que deu muito certo e esperamos que torne Paranaguá referência no cuidado com a limpeza pública. Nós brincamos que a limpeza em todo o município é como 'enxugar gelo', é algo feito todo dia. Estamos percorrendo toda a cidade na coleta de lixo e entulhos, para poder deixar Paranaguá cada vez mais limpa e com isso com menos risco de doenças.

 

Folha do Litoral News: Como está funcionando esta política de revitalização das praças públicas que está ocorrendo em Paranaguá?

Moura: Nós conseguimos iniciar neste ano um processo de ampliar discussão para revitalização das praças. Isto foi iniciado com melhorias na Praça da Fontinha, Praça do Japão e Praça Portugal, que tiveram bancos trocados e pintados, entre outras benfeitorias. Estamos indo agora para a Praça dos Leões e Mário Roque, bem como estaremos em todas as praças do município  fazendo a manutenção dos bancos e outras melhorias. Em breve teremos um decreto assinado pelo prefeito Marcelo Roque permitindo a adoção das praças por empresas, fazendo divulgação e marketing disso, ajudando o município e fazendo com que as praças fiquem bonitas, com chafarizes funcionando, então é uma preocupação que a Semma possui chamando as empresas a colaborar conosco para deixar a cidade cada vez mais bonita.

 

Folha do Litoral News: Muito se fala em educação ambiental para que as futuras gerações tenham noções de respeito ao meio ambiente, limpeza e amor pela cidade e sustentabilidade. Como isto está sendo feito pelo município na rede de ensino?

Moura: Criamos um projeto de educação ambiental no município , algo que não existia em Paranaguá há muitos anos. Criamos o "Escola na Semma" e o "Semma na Escola", com apoio da secretária de Educação, Vandecy Dutra, em que nós um dia por semana levamos um time da pasta de Meio Ambiente para ensinar educação ambiental nas unidades de ensino e semanalmente trazendo uma escola municipal diferente para a Semma para aprender sobre resíduos sólidos, reciclagem, proteção ambiental. É algo muito importante iniciado pela Semma que agora será ampliado.

 

Folha do Litoral News: A questão da reciclagem é importante para o meio ambiente e a limpeza da cidade, bem como uma forma de sustento para muitas pessoas em Paranaguá. Como o município está atuando neste sentido?

Moura: Na quinta-feira, 7, entrou o edital de credenciamento das cooperativas de catadores de Paranaguá. Então agora nós vamos pagar pelo serviço ambiental prestado pelos catadores e cooperativas do município. É uma demanda que segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como recomendação do Ministério Público do Trabalho Federal. Estamos nos esforçando continuamente para cada vez mais melhorar a qualidade de vida do nosso município.

 

Folha do Litoral News: Por fim, é importante destacar que o cuidado com o meio ambiente e com a limpeza pública, além de ser algo de responsabilidade do Poder Público, é também algo que é dever de cada cidadão. Certo?

Moura: Exatamente. A população precisa entender que o município é de todos nós, não é só do prefeito, só do vereador, só do secretário. Quanto mais houver este sentimento de pertencimento com a cidade, melhor será o nosso município para todos.

 

Colunistas