Logotipo

Secretário de Cultura e Turismo fala sobre os preparativos para o Carnaval

19 de janeiro de 2020

Secretário Harrison Camargo (Canela) destaca que a estrutura será diferente dos anos anteriores por causa do local do desfile. 

Compartilhe

Harrison Camargo, popularmente conhecido como Canela, secretário Municipal de Cultura e Turismo, está em ritmo acelerado de trabalho com sua equipe nos preparativos para o Carnaval de Paranaguá. O evento está com ampla programação com destaque para o desfile das escolas de samba e os bailes de fandango. 
 Além de movimentar a economia da cidade, o evento fortalece o turismo. Canela está à frente da pasta desde 2017, e já possui experiência na realização de eventos públicos. “A nossa equipe e o prefeito Marcelo Roque estão empenhados para que todos os cidadãos e turistas possam se divertir em uma festa cheia de tradições”, antecipa o secretário. É sobre os preparativos para o Carnaval que ele fala nesta entrevista. Confira: 

 

Folha do Litoral News: Como estão os preparativos para o Carnaval de Paranaguá?

Harrison: Os preparativos para o Carnaval iniciaram logo após o Carnaval 2019 com a prestação de contas pensando no repasse para o ano de 2020. A AESP já repassou a primeira parcela da verba. Em relação à estrutura, estamos com tudo planejado e também já conversamos com os órgãos de segurança. Estamos prontos para o Carnaval 2020.  

Folha do Litoral News: Haverá alguma novidade na estrutura?

Harrison: A estrutura será diferente por causa do local, pois estamos voltando para a Avenida Maximiano Fonseca, em frente à Estação Ferroviária. Este é o grande diferencial, o local deste ano e a estrutura estará preparada para receber a população e o desfile das escolas com muita qualidade. Dentro do que vamos oferecer podemos citar os sanitários, arquibancada e postos de vendas de bebidas e comidas e, enfim, tudo o que o Carnaval necessita para que ocorra de uma ótima forma. 

 

Folha do Litoral News: Quais são os pontos positivos do retorno do Carnaval para o centro da cidade? 

Harrison: É uma reivindicação das escolas de samba pela questão da pavimentação da avenida. Outro ponto importante é a segurança, pois essa localização no centro da cidade faz com que ocorra um monitoramento melhor dos órgãos de segurança, realizando um trabalho mais eficiente nesse local. E também o descolamento da população por causa da proximidade do terminal. E também temos como imagem de fundo a Estação Ferroviária, que já está em fase final do processo de restauro e voltará a fazer parte como cenário aparecendo junto com o desfile que é uma festa cultural.

 

Folha do Litoral News: Qual a estimativa de turismo nesse período do ano na cidade? 


Harrison: A estimativa é que consolide o aumento do turismo no município como já vem ocorrendo em outros eventos. Nós estamos em um crescimento gradativo do turismo em Paranaguá. Tivemos um excelente resultado no Réveillon e nas outras festividades. Do Banho a Fantasia, que é o melhor pré-carnaval do Estado, ao desfile das escolas de samba, iremos receber pessoas de várias regiões e também os veranistas que estão nas praias do Paraná.    

 

Folha do Litoral News: De que forma o Carnaval movimenta a economia local?

Harrison: De várias formas. Como exemplo, desde as costureiras que trabalham para as escolas de samba, os carnavalescos, os ambulantes que participam da festividade, os hotéis e restaurantes também ganham, os postos de combustível. O Carnaval é um atrativo turístico que fortalece a economia do município. Várias pessoas de outras cidades estão entrando em contato com a nossa secretaria em busca de informações sobre o Carnaval de Paranaguá. Essa movimentação é muito importante porque muitas pessoas se beneficiam com o seu trabalho. 

 

Folha do Litoral News: Como estão os preparativos para o Banho a Fantasia?

Harrison: Estão em fase bem adiantadas, as inscrições on-line estão abertas. Os blocos devem fazer as inscrições até o dia 5 de fevereiro. Também  foi preparado um grade esquema de segurança para o trajeto do cortejo do Banho a Fantasia. Está tudo muito bem preparado e combinado com os órgãos de segurança e também com as secretarias que nos apoiam nesse evento como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Estão todos atentos para o evento com os preparativos. Teremos mais um ano de muito sucesso temos a expectativa de receber um público maior que o ano passado. Está tudo pronto para recebermos o Banho de Mar a Fantasia 2020.   

 

Folha do Litoral News:  Como será a programação do Carnaval?

Harrison: A nossa programação começou no dia 10 de janeiro com a eleição do cortejo real. Teremos no dia 16 de fevereiro o Banho a Fantasia, a partir das 12h. De 18 a 21 de fevereiro, serão apresentadas as marchinhas de carnaval, na Praça Fernando Amaro. Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, teremos baile de fandango no Mercado do Café. Dias 22 e 23, acontece o desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos na Avenida Maximiano da Fonseca, a partir das 20h. Dia 24 teremos a apuração das escolas de samba na avenida, ao meio-dia e, às 13h, baile infantil e no mesmo dia o desfile dos Blocos dos Sujos, a partir das 19h e na sequência baile público. No dia 25 acontece o CarnaIlha, às 17h, e desfile das campeãs às 20h.
 


Colunistas