Logotipo

Secretária de Educação ressalta otimismo e avanços para o ano letivo

10 de feveiro de 2018

Vandecy Dutra revela principais destaques da área em Paranaguá

Compartilhe

Após o ano inicial de gestão frente à Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) de Paranaguá, a secretária Vandecy Silva Dutra, ressaltou que muitas conquistas foram obtidas em 2017, e que o compromisso da gestão do prefeito Marcelo Roque é fazer ainda mais pela educação pública municipal neste ano. A prova disso é a reformulação estrutural das escolas e Centros Municipais de Ensino Integral (CMEI´s) para receber os alunos com a casa em ordem no início do ano letivo, assim como abertura de dois concursos públicos que reforçarão o efetivo das unidades de ensino com mais de 300 profissionais de educação. 
O reconhecimento da população com relação ao bom trabalho da Semedi refletiu consequentemente na avaliação positiva do prefeito Marcelo Roque, com administração aprovada por 66% da população parnanguara, a qual destacou que o investimento na educação foi um dos itens mais positivos da atual gestão. 
Com carreira consolidada de 30 anos como professora na rede municipal e estadual, sendo especialista em Psicopegagogia Institucional e Clínica, em Atendimento Educacional Especializado, Gestão e Processos Educacionais para a Diversidade e Inclusão, e atualmente mestranda em Ciências Ambientais, a secretária Vandecy concedeu entrevista exclusiva à Folha do Litoral News e falou sobre a sua expectativa para este início de ano letivo. Confira: 


Folha do Litoral News: Secretária, com relação à volta às aulas, como foi o preparo para a recepção dos alunos neste início de 2018?

Vandecy: Começamos a nos preparar há cerca de três meses com a realização das matrículas da educação infantil, e avançamos abrindo ainda mais vagas em 2018, algo que é fruto de muito planejamento e da nossa equipe centrada. Além disso, trabalhamos para começar a instalação de fibra óptica em todos os estabelecimentos de ensino, onde teremos uma Internet de alta qualidade para os professores e nossos estudantes, facilitando as aulas diferenciadas e a elaboração de projetos pedagógicos. Além disso, estamos instalando aparelhos de ar condicionado, que chegarão a 100% das nossas unidades de ensino.

Folha do Litoral News: Como está sendo melhorada a questão estrutural nas unidades de ensino em Paranaguá?

Vandecy: Está sendo feito reparo e manutenção de todas as nossas unidades de ensino por empresa especializada contratada pela Semedi. Além disso, entregaremos todo reformulado o Complexo Esportivo para os nossos alunos e população em março. 

Folha do Litoral News: Outro ponto é a questão do preparo dos professores e profissionais de educação para o ano letivo de 2018. Como a Semedi desenvolveu esta capacitação?

Vandecy: Preparamos a semana pedagógica com o educador e psicólogo Marcos Meier por meio do Sistema Educacional Família Escola (SEFE), com formação de coaching já desenvolvida nesta primeira semana do ano letivo de 2018. Além disso, a própria equipe da secretaria passará por este processo de formação. É só um começo, estamos muito felizes, mas esperamos evoluir ainda mais. No dia 15 de fevereiro os professores serão recebidos nas escolas com equipe gestora e planejamento institucional, e no dia 16 de fevereiro haverá a formação com palestra do Marcos Meier. 

Folha do Litoral News: Recentemente a Prefeitura de Paranaguá lançou dois concursos públicos para reforçar o efetivo da educação municipal. Como será realizado este processo? 

Vandecy: No próximo dia 18 teremos um concurso público para pedagogos, professores de primeiro a quinto ano, educadores infantis, e educadores físicos. Além disso, haverá outro concurso em breve com 62 vagas para auxiliares administrativo, de serviços gerais e motoristas. Contabilizando tudo isso, teremos 300 novos profissionais de educação na rede municipal de ensino. 

Folha do Litoral News: Como será para a Semedi trabalhar com orçamento definido pela atual gestão neste ano?

Vandecy: No nosso primeiro ano de gestão conseguimos até abrir um concurso público, então não temos o direito de querer menos em 2018. Neste ano temos um planejamento sólido para ampliação, reforma e construção de novas creches e escolas em Paranaguá até dezembro. Teremos a volta das atividades no Complexo Esportivo. 

Folha do Litoral News: O ensino integral será melhorado pela Semedi em 2018?

Vandecy: Estamos reformulando a questão do período integral, estamos licitando a questão das salas-ambientes, cada escola escolheu que tipo de sala queria, abrangendo atividades como balé, informática, áreas multifuncionais, enfim, espaços escolhidos pelas unidades de ensino que darão uma vida nova para as escolas em tempo integral em Paranaguá.

Folha do Litoral News: Deixamos o espaço aberto para uma mensagem aos profissionais de educação, pais/responsáveis e alunos neste início do ano letivo de 2018.

Vandecy: O que eu desejo é um ano de muita paz, sabedoria e muito trabalho e dedicação de todos os nossos profissionais. Peço para que os pais confiem no nosso trabalho, pois estamos melhorando ainda mais a educação pública em Paranaguá. A Semedi deseja a todos um bom retorno às aulas, que o ano seja de grandes realizações e de grande aprendizagem para todos nós. 
 

Colunistas