conecte-se conosco

Entrevista

Secretária de Educação destaca ações positivas de 2017

A maior novidade deste ano é a inauguração de um centro para atendimento especializado

Publicado

em

A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra, chegou ao cargo de uma forma diferente da maioria dos secretários municipais. Em novembro do ano passado, os professores da rede de ensino puderam votar naquele que acreditavam ser o melhor candidato para o cargo. A eleição resultou em uma lista composta por cinco candidatos, que foram entrevistados pelo prefeito Marcelo Roque.

Um ano após a escolha, a secretária pode afirmar que muitas boas iniciativas foram realizadas no âmbito da educação no município, mérito atribuído também ao esforço empenhado por sua equipe. Tal reconhecimento foi confirmado em uma pesquisa divulgada no início do mês, a qual apontou a aprovação de 70% da gestão atual, com destaque para as áreas de educação, segurança, meio ambiente e obras públicas.

Vandecy é professora e já passou pelas redes municipal, estadual e particular ao longo dos seus 30 anos de atuação. É especialista em Psicopegagogia Institucional e Clínica, em Atendimento Educacional Especializado, Gestão e Processos Educacionais para a Diversidade e Inclusão e agora é mestranda em Ciências Ambientais. A secretária de Educação é natural de Paranaguá, neta de professora, afilhada de professor e sobrinha de professora e encontrou na mesma carreira seu objetivo de vida.

Folha do Litoral News: Como vai funcionar o Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Especializado (CMAE)?

Vandecy: Teremos neurologista, psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social, psicopedagogo, fonoaudiólogo, vamos ter cerca de dez profissionais. Crianças com algum tipo de deficiência serão encaminhadas ao CMAE para uma triagem, pois algumas só precisam de fonoaudiólogo, outras precisam fazer a manutenção dos remédios, outras de uma avaliação psicoeducacional para saber o direcionamento. Hoje, temos 80 autistas na rede. Tivemos a ideia neste ano justamente por observar essa necessidade dos pais e alunos. Eu sou professora da educação especial e senti essa necessidade na pele, pois quando não temos o diagnóstico para o melhor atendimento na escola, a criança sofre. Com esse acompanhamento, a criança tem mais qualidade de vida. Hoje, temos 260 crianças esperando avaliação e precisamos começar a dar conta. O CMAE começa a funcionar na quarta-feira, 29.

 

Folha do Litoral News: Há previsão de construção de mais Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) para atender crianças de 0 a 3 anos?

Vandecy: Estamos com mais dois CMEIS programados para iniciar a construção, um no bairro Labra e outro em Alexandra. Quando assumimos a secretaria, vimos que havia recursos de sete creches liberados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) parados há cinco anos. A CMEI Mário Roque, no Porto Seguro, terminou, mas está com inconsistência, e estamos terminando a do Jardim Iguaçu que será inaugurada em dezembro e já está lotada para o ano de 2018. Estou preparando mais quatro creches até o fim desta gestão. Cada uma atenderá cerca de 220 crianças, por isso serão mais de 800 que serão atendidas, a nossa demanda é de 1.700. Elas serão instaladas no Caic, em Alexandra, Labra e Jardim Esperança.

 

Folha do Litoral News: Quais as novidades da Secretaria de Educação para 2018?

Vandecy: Já fizemos a licitação para 25 salas de ambientes escolares para o ensino integral, pois tínhamos bastante queixa sobre as atividades e resolvemos tentar outra coisa. Por isso, vamos ter salas de artes plásticas, multimídia, de teatro, dança e jogos, de leitura, totalizando 25 salas ambientes com atendimento aos alunos que frequentam o período integral e em 2018 já estarão funcionando. Temos 19 escolas integrais, por isso algumas escolas vão ganhar até duas ou três salas, podendo aproveitar melhor o tempo na instituição de ensino. A grande novidade é o CMAE, que é de suma importância e o concurso público que sai agora, com mais 318 profissionais efetivos. Isso dará um alívio e uma tranquilidade para conseguimos gerir tudo. Estávamos com um déficit de professores, educadores, pois alguns se aposentam. O Complexo de Natação Nereu Gouvêa está passando por reforma e no ano que vem a piscina estará pronta para uso.

 

Folha do Litoral News: Qual sua análise desse primeiro ano frente à secretaria?

 Vandecy: Tem sido um desafio constante, porque não é fácil, mas estamos fazendo tudo com muito planejamento. Tenho muito a agradecer também a minha equipe, que tem sido fenomenal, se não fosse essa equipe não teríamos avançado como avançamos. Conseguimos trazer um curso de especialização em gestão e processos em educação, diversidade e inclusão pela Universidade Federal aos nossos professores. Promovemos neste ano o 1.º encontro dos secretários municipais de educação, quando pudemos unir os sete municípios para tirar demandas, trocar experiências e conseguimos avançar. O balanço é positivo, temos desafios para 2017 como controlar o orçamento, garantir a saúde financeira, mas isso faz parte do processo, com muito planejamento a gente consegue.

 

Folha do Litoral News: Quais os próximos objetivos da secretaria?

Vandecy: Fazer as ampliações e as manutenções das escolas, propiciar a ampliação de vagas nas creches, colocar pelo menos mais uma para funcionar no ano que vem e agilizar esse processo que é o que mais sofremos em relação a essa falta de vagas. Estamos reformando o nosso auditório e a nossa biblioteca (anexa à Semedi) para logo abrir à população com dignidade. O prefeito Marcelo Roque tem nos dado autonomia, demonstrado confiança no nosso trabalho, o que nos deixa com mais responsabilidade de não errar. A nossa obrigação é fazer o nosso trabalho bem feito.

 

Publicidade






Em alta