conecte-se conosco

Entrevista

Professora aponta a educação como algo transformador

Marcia Tils Cordeiro é diretora da Escola Eva Tereza Amarante Cavani

Publicado

em

Marcia Tils Cordeiro, casada, mãe de três filhos, especialista em Educação Especial, atuante na rede municipal desde 1991, passando por várias etapas, atuou como professora alfabetizadora por cinco anos,  posteriormente iniciando na Educação Especial como professora de Classe Especial, professora de apoio,  professora e coordenadora na Escola Eva Cavani. Formada em Pedagogia, fez a opção pelo magistério por acreditar que a Educação pode transformar literalmente a vida de um ser humano.  Atualmente, Márcia é a diretora da Escola Eva Cavani, a qual foi criada pelo decreto n.º 488, de 1.º de julho de 1968, foi inaugurada no dia 29 de julho do mesmo mês e ano, estando localizada na Rua João Estevão, s/n.º no Bairro Ponta do Caju. A escola atende o Ensino Fundamental na modalidade de educação especial e conta hoje com 233 alunos de diversos bairros e 90 funcionários. A escola possui também os seguintes serviços técnicos: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, neuropediatras, psiquiatras, psicólogos e dentistas. Nesta entrevista, Márcia conta um pouco de seu trabalho e de sua paixão pelo magistério e educação especial, além de ressaltar o motivo de acreditar que a Educação pode transformar a vida das pessoas. Confira: 

Folha do Litoral News: Fale um pouco de sua formação e por que escolheu o magistério.

Marcia: Sou formada em Pedagogia e especializada em Educação Especial. Fiz a opção pelo magistério por acreditar que a Educação pode transformar literalmente a vida de um ser humano. Assim que iniciei como professora alfabetizadora, sempre tive um olhar diferenciado para aquela criança que apresentava dificuldade no aprendizado e quanto maior a dificuldade, maior o meu desafio em encontrar meios de fazer com que ela conseguisse superar e alcançar seu aprendizado. Com esse olhar, acabei me identificando e me apaixonando pela Educação Especial. Afirmo sem medo de errar, que se não colocarmos nosso coração naquilo que fizermos, certamente não teremos êxito, e em se tratando do trabalho com nossos alunos, o amor e a dedicação tornam-se cruciais para que, mesmo em um tempo maior, possamos vê-los superar dia a dia seus obstáculos e, no final de cada etapa, termos a certeza de que estamos no caminho certo. 

Folha do Litoral News: Como estão sendo os desafios frente à escola? 

Marcia: Estamos em um trabalho de resgate da identidade da nossa escola. Queremos que ela volte a sorrir, a sonhar, a realizar feitos que outrora realizava, mas com uma nova perspectiva, com uma nova roupagem, vencendo desafios e plantando esperança no coração da comunidade. A Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária Vandecy Dutra, e o prefeito Marcelo Roque têm tido um olhar especial para nossos alunos. Tivemos inúmeros avanços em diferentes aspectos e, certamente, esses avanços continuarão, pois a caminhada é longa e temos certeza de que há muito a fazer, mas com muita garra, força, fé  e determinação, alcançaremos muitas vitórias. Está sendo realmente um desafio, porém desafios foram feitos para serem superados e para isso contamos com uma equipe de excelentes profissionais, comprometidos e dedicados, dispostos a fazer a diferença na vida dos alunos. 

Folha do Litoral News: O que pode dizer a respeito da escola e sua importância para os alunos e comunidade?

Marcia: A escola tem 50 anos de existência, e durante todo esse tempo atendeu e continua atendendo a comunidade. Muitos alunos passaram por aqui, foram inseridos no mercado de trabalho, adquiriram sua independência emocional, entre tantas outras conquistas. Outros continuam conosco e têm na escola seu referencial, seu porto seguro, lugar de aprendizado e de descobrir desafios a serem superados. Nossos alunos são atendidos, além das atividades pedagógicas propostas, também com aulas de literatura, música, artes (bordado, tecelagem, pintura de tela, encadernação e decoupage) e educação física. Alguns foram inseridos na Banda Mirim, onde tiveram neste 7 de Setembro uma participação emocionante. Participam de projetos ofertados pela prefeitura, sendo sempre inseridos na comunidade, buscando a inclusão social, respeitando sempre a individualidade de cada um. Há ainda os projetos Horta e Pipa, desenvolvidos internamente. 

Folha do Litoral News: Como é para você estar à frente da escola na comemoração dos 50 anos de fundação?

Marcia: Estar à frente de uma escola que faz bodas de ouro é uma honra, pois se ela chegou até aqui, é porque contou com muita gente de valor que deixou seu legado, um pedacinho de si para que ela pudesse atravessar décadas. Eu desejo do fundo do meu coração também deixar minha marca, meu melhor e com a ajuda de Deus e o trabalho dedicado de toda a equipe, marcaremos também a história desse lugar. E que venham mais 50anos. 

Folha do Litoral News: Fica o espaço para suas conclusões e agradecimentos.

Marcia: A?educação?pode preparar e formar uma personalidade, fazer com que o indivíduo desenvolva um saber e agir, integrar-se nas atividades escolares, socializar-se, libertar-se, comunicar-se e orientar. Não é somente na escola que adquirimos educação, a sociedade de qualquer maneira influencia o ser humano. A educação é necessária para a formação do indivíduo em meio da sociedade, faz com que o mesmo adquira conhecimentos que podem ser relevantes em sua vida, possibilidades e habilidades.? 
 

Publicidade










plugins premium WordPress