Logotipo

Prefeito Marcelo Roque enfatiza importância da saúde pública de qualidade

28 de julho de 2018

Implantação do Centro de Oncologia é considerado um marco na história do município

Compartilhe

Nestes 370 anos de Paranaguá, o prefeito Marcelo Roque concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Folha do Litoral News sobre os avanços alcançados em um ano e meio frente à prefeitura.

O destaque vai para a saúde, que tem prioridade na atual gestão, principalmente, em virtude da grande novidade anunciada neste ano e muito aguardada pela população: a implantação do Centro de Oncologia do Hospital Erasto Gaertner. Entre outros assuntos, o prefeito também pôde falar sobre o potencial de Paranaguá em receber novas empresas e, desta forma, gerar mais empregos. Confira:

NOVIDADES ANUNCIADAS NOS 370 ANOS

A última semana foi repleta de cerimônias e festividades alusivas ao aniversário de Paranaguá, com uma vasta programação que incluiu entregas de equipamentos, de pavimentação asfáltica em diversos bairros, inaugurações e lançamentos.

Para o prefeito, uma das maiores novidades foi a entrega do prédio do Centro Municipal de Especialidades (CME), o qual estava abandonado há muitos anos. “Sem sombra de dúvidas, o mais importante é a entrega do CME no centro da cidade. A área da saúde precisa estar sempre em desenvolvimento, a gente sabe que é uma pasta complicada não só para Paranaguá, mas para o País inteiro. O CME será um marco da nossa administração, um prédio que estava abandonado e vamos retomar e devolver a população de Paranaguá. No prédio funcionará a nova sede da secretaria de Saúde, com a parte de Vigilância Sanitária, e já está bem próxima, só falta a parte burocrática e alguns detalhes para adequar o Centro de Oncologia do Erasto Gaertner para atender essas pessoas que atualmente precisam fazer um tratamento de câncer fora do município, têm que subir a serra para fazer um tratamento doloroso. Será um marco na história do município, não só para Paranaguá como também para os sete municípios do litoral que vão usar o Centro”, frisou o prefeito Marcelo.

ECONOMIA DA CIDADE

A expectativa é que a instalação de novas empresas possa gerar mais empregos aos parnanguaras.

“Nós tivemos uma novidade que foi a entrega do alvará do tão sonhado shopping Ilha do Mel. A prefeitura deu um incentivo para que se instalasse no nosso município e está aí, a geração de mais de mil empregos. Assim como fizemos no início do ano a TCP, que tem uma obra tão importante, assim como a obra da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) com a expansão do berço de atracação, gerando emprego para a nossa cidade”, considerou o prefeito.

DESBUROCRATIZAÇÃO DOS PROCESSOS

“Essa área melhorou muito, a gente sabe que é importante e que os empresários e pessoas de fora olhavam com outros olhos e agora as coisas começam a melhorar. Os processos estão andando, as empresas estão contentes e quem ganha com isso é a população de Paranaguá. Sabemos que precisamos ter ainda profissionais técnicos para este tipo de trabalho, temos que abrir mais concursos públicos para ter um atendimento de qualidade para quem quer se instalar em nosso município”, afirmou.

AVENIDA BENTO ROCHA E CONSTRUÇÃO DO VIADUTO

De acordo com o prefeito, o início das obras de revitalização da Avenida Bento Rocha é uma das grandes conquistas para a cidade neste ano.

“Foi uma luta muito grande com o Governo do Estado, uma obra esperada pela população da região. É a primeira vez que o porto está investindo no município, antes tinha uma briga do prefeito com o Governo do Estado, o porto trabalhando de costas para o município e com muito diálogo a nossa administração conseguiu entrar em um consenso com o governador, na época, Beto Richa, para tirar essa obra do papel. A revitalização da Avenida Bento Rocha e também a construção do viaduto para tirar o gargalo desses caminhões que adentram o município”, ressaltou Marcelo Roque.

CENTRO DE ONCOLOGIA ERASTO GAERTNER

O prefeito também enfatizou a importância de pacientes oncológicos poderem tratar o câncer no município, perto de sua casa e de seus familiares. “Representa um ganho muito importante. Só quem viveu essa doença terrível tem precisão do que se está falando. Eu vivi isso na minha família, perdi meu irmão com 18 anos com tumor no pulmão, tínhamos que sair daqui e ir até o Erasto Gaertner, em Curitiba, todos os dias. O tratamento de quimioterapia não é fácil, há cirurgias no decorrer do caminho, foi um tratamento doloroso e minha família sentiu isso na pele. Por isso, essa foi uma briga nossa desde o início da gestão para que essa unidade venha para Paranaguá para que as pessoas possam ficar perto de seus familiares, muitos saem às 5h e não têm hora para voltar com um tratamento difícil como esse, é doloroso não só para o paciente mas para toda a família que está ao redor”, relatou.

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO DE 370 ANOS DE PARANAGUÁ

“Eu me sinto privilegiado em ser o gestor da cidade mãe do Paraná, não é todo dia que se completa 370 anos de história de um município de pessoas ordeiras, acolhedoras, com a sua parte histórica. Temos uma cidade bonita que precisa ser ajeitada e isso nós estamos fazendo, mas eu quero parabenizar todos os moradores em nossa querida Paranaguá, que cresce a cada ano que passa e precisa estar sempre melhorando. Desejo um feliz aniversário nestes 370 anos do berço da civilização de todos os paranaenses”.

 

REGISTRO DOS 370 ANOS

 

UM LUGAR DE PARANAGUÁ E POR QUÊ:

“A Rua da Praia representa muito, é o cartão-postal da nossa cidade”.

 

UM SONHO PARA PARANAGUÁ:

“Não digo um sonho, mas uma realidade: ter uma saúde melhor para todos”.

 

PARANAGUÁ POR MARCELO ROQUE:

“Humildade e simplicidade”.

Colunistas