Logotipo

Prefeito Ariad Junior destaca governança participativa em Guaraqueçaba

15 de abril de 2018

Chefe do Executivo Municipal prioriza o desenvolvimento sustentável e do turismo local

Compartilhe

Engenheiro Civil pela Universidade Positivo, Hayssan Colombes Zahoui, o Ariad Junior, é guaraqueçabano nascido e criado no município e no litoral do Paraná. Estudou na Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto, no Colégio Estadual Marcílio Dias e passou a infância e juventude ajudando seus pais no comércio da família. É filho de Valdirene Colombes Barbosa, empresária guaraqueçabana, e do ex-prefeito e descendente libanês Riad Said Zahoui, conhecido na região por seu antigo comércio de roupas porta a porta. 

Com 27 anos, Ariad Junior é o segundo mais jovem prefeito do Paraná e foca a sua gestão no diálogo e na presença contínua em todos os cantos de Guaraqueçaba. Com menos de um ano como prefeito, visto que tomou posse na prefeitura no dia 1.º de junho de 2017, ele destaca que o foco inicial está sendo o de colocar a “casa em ordem”, equilibrando as contas municipais e pagando dívidas herdadas da gestão anterior, focando em investimentos estruturais necessários para a qualidade de vida dos guaraqueçabanos, não esquecendo o desenvolvimento sustentável e do turismo local. Confira a entrevista: 

Folha do Litoral News: Com menos de um ano como prefeito de Guaraqueçaba, qual o balanço atual que o senhor faz do seu início de gestão?

Ariad Junior: O primeiro ano de qualquer gestão é sempre muito focado no estudo dos impactos deixados pela gestão anterior e planejamento a curto, médio e longo prazo das iniciativas a serem implementadas. Nosso foco agora é equilibrar as contas do município, reduzir custos e pagar as dívidas. A minha gestão e a do prefeito interino Abelardo Sarubbi já pagaram parte delas, mas não param de surgir débitos deixados pela administração anterior. No momento em que vivemos em todo o País, de escassez de recursos e desaceleração dos investimentos, isso gera um impacto muito grande na execução das políticas públicas. A prefeitura precisou “colocar o pé no freio” e rever todas as suas prioridades. Foi assim que cortamos pela metade os gastos com combustível e materiais de consumo, por exemplo. Também foi o que fizemos com o orçamento da festa da cidade, tiramos R$ 100 mil e destinamos para a produção de uniformes escolares. E com o suporte do Legislativo municipal e do Governo Estadual estamos trazendo novos investimentos. A Polícia Militar da cidade conta agora com duas novas viaturas e estão realizando ações pontuais na comunidade. A Secretaria de Saúde ampliou de 3 para 6 o número especialidades para atendimento no município, para aquelas pessoas que antes precisavam se deslocar até outra cidade agora podem fazer a consulta dentro próprio município. Com uma fiscalização mais contundente e redução dos gastos estamos colocando a prefeitura nos trilhos. Tenho certeza de que vamos completar o nosso plano de gestão com muito sucesso.

Folha do Litoral News: Uma das bandeiras políticas do senhor é a renovação. Como está sendo a experiência de ser prefeito de Guaraqueçaba tão jovem e no que isto está colaborando com sua administração?

Ariad Junior: Eu entendo que é uma tendência nacional vermos cada vez mais jovens fazendo parte da política, e isso é muito bom. Os jovens têm energia, boas ideias e um olhar diferente para as políticas públicas. Como o segundo mais jovem prefeito do Paraná eu sinto que a comunidade guaraqueçabana deposita em mim uma esperança de renovação e de progresso da cidade. Nós inauguramos um novo ciclo, um novo jeito de fazer política. Claro que temos resistência, mas em Guaraqueçaba é uma minoria. Aqueles que se aproveitavam do famoso “jeitinho” estão bastante insatisfeitos, pois no meu mandato isso não existe nem vai existir. Mas estou muito confortável porque a maioria está apostando nas minhas decisões e no meu jeito de administrar. Nosso mandato está sendo bastante positivo. Novas ideias estão surgindo e algumas já estão sendo implementadas. Mas é só o primeiro ano, ainda temos um longo período pela frente.

Folha do Litoral News: Recentemente o senhor participou de protesto com a população sobre a revitalização da PR-405, principal via de acesso a Guaraqueçaba. Como foi esta experiência e houve avanços no diálogo com as autoridades estaduais?

Ariad Junior: A cidade de Guaraqueçaba já sofre com a falta de pavimentação desde a gestão do Paulo Pimentel no Governo do Estado na década de 1970. É inadmissível que uma cidade continue isolada como Guaraqueçaba está do resto do Estado. Uma cidade com tantas belezas naturais não consegue implementar uma política de turismo porque ninguém quer pegar 80 quilômetros de uma estrada de chão em péssimas condições. Nosso desenvolvimento social, econômico e até cultural estão comprometidos pelo acesso precário que temos hoje. Sem falar no prejuízo ambiental da estrada atual. Nossos rios estão assoreando e, por conta disso, estamos sofrendo com enchentes nunca antes vistas. É lamentável o Estado em que nos encontramos e por isso apoio fortemente o movimento dos guaraqueçabanos pela pavimentação da PR-405. É um movimento apartidário com pessoas de diferentes lados políticos pelo bem maior da cidade. Estou otimista e acredito que eles serão ouvidos. Este é o momento de debater com os políticos, fazer as suas reivindicações e cobrar um posicionamento. Em 6 meses todos nós iremos às urnas e precisamos escolher muito bem quem vai olhar pelo litoral paranaense pelos próximos 4 anos. Na sexta-feira, 6, estarei participando da posse da vice-governadora Cida Borghetti como governadora do Estado, e pretendo retomar a reivindicação no momento mais oportuno. Mas ressalto que este é um assunto que costumo comentar frequentemente com os nossos deputados, que compreendem a importância e têm colocado em suas agendas para discussão junto ao Governo Estadual.

Folha do Litoral News: Chamou a atenção no início deste ano o lamentável assalto ao banco Itaú em Guaraqueçaba. Como o município observou o fato e quais melhorias estão sendo estudadas ou aplicadas na segurança local e no retorno do serviço bancário ao município?

Ariad Junior: Foi um fato lamentável para o nosso município. O impacto foi grande, tanto econômica como psicologicamente. Nossa cidade é conhecida pela sua tranquilidade e segurança. O acontecimento abalou os munícipes. O comércio sofreu muito. Estabelecimentos tiveram que reduzir o número de funcionários por conta do baixo fluxo de caixa e, por consequência, o desemprego subiu. Quando o Banco Itaú se recusou a reabrir a única agência da cidade nós imediatamente, junto com o Legislativo, montamos uma força-tarefa para negociar com outras instituições. Com o desinteresse do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, felizmente, conseguimos chegar a um acordo com o Banco Bradesco, que sinalizou o interesse em abrir um escritório de atendimento na cidade. Foi uma ação muito rápida e efetiva, levando menos de 50 dias. Essa semana mesmo autorizei a abertura das contas bancárias do município no Banco Bradesco e a previsão é que até o começo do mês de maio próximo, a população possa contar com um posto de atendimento do banco na cidade. De qualquer forma, os aposentados já utilizam os serviços de outras instituições. Após o ocorrido houve uma preocupação com as medidas que deveríamos tomar em relação à segurança pública. Junto ao Governo Estadual solicitamos reforços para a Polícia Militar que prontamente nos cedeu mais uma viatura e armamentos. Na prefeitura nós também já estamos estudando a implantação de câmeras de monitoramento nos principais pontos da cidade. Precisamos combater esse mal que é o crime organizado. A segurança da nossa população será mantida e Guaraqueçaba continuará sendo o refúgio de todos os paranaenses.

Folha do Litoral News: Quais as principais prioridades da sua gestão para Guaraqueçaba? Pelo município ser referência ambiental e no desenvolvimento sustentável, quais ações a prefeitura está realizando para intensificar estes dois itens?

Ariad Junior: O objetivo da gestão agora é o equilíbrio das contas municipais. Sem esse ajuste e controle não conseguiremos governar. Até o fim do segundo trimestre deste ano, quando completamos nosso primeiro ano à frente do Executivo, devemos revisitar e rediscutir as prioridades de investimento da prefeitura. Mas sem dúvidas o desenvolvimento sustentável é um pensamento que está presente em todos os nossos debates internos. Recentemente, com o apoio do grupo de mulheres das ilhas, retomamos a limpeza das praias. Esse trabalho é importante porque o lixo reciclável recolhido pela associação é transportado até o barracão de triagem municipal onde, através do convênio com a Associação de Catadores, diversas famílias tiram sua renda. É todo um ciclo que envolve não somente a preservação do meio ambiente como a geração de renda. Nós também estamos regularizando as saibreiras de onde são retirados os sedimentos para a manutenção da estrada e do aterro sanitário. Elas estavam sem licença ambiental e agora nossa administração está regularizando junto aos órgãos responsáveis.

Folha do Litoral News: Quais investimentos estão sendo realizados no turismo?

Ariad Junior: A nossa Secretaria de Turismo tem trabalhado ações focadas principalmente em festividades locais e eventos. Estamos estudando novas estratégias e implementando o inventário do Turismo, que nada mais é que o levantamento de restaurantes, pousadas, hotéis, serviços e pontos turísticos no município. Essa é uma ação importante que resultará em desdobramentos inclusive na promoção da imagem de Guaraqueçaba como destino turístico.

Folha do Litoral News: Deixo o espaço aberto para complementação e para uma mensagem curta aos moradores em Guaraqueçaba.

Ariad Junior: O povo de Guaraqueçaba tem me acompanhado e sabe que nossa gestão tem sido aberta, transparente e participativa. Nessa primeira etapa tivemos algumas dificuldades, principalmente pelo estado em que assumimos a prefeitura. A administração anterior deixou um legado de dívidas que, infelizmente, temos que saldar. Mas tenho certeza de que a população já tem visto novas ações e notado a diferença no nosso jeito de governar. Estamos realizando ações pontuais em todas as secretarias e a minha cobrança tem sido forte com todos os secretários. Mantenham a esperança de um futuro melhor porque nós estamos trabalhando por ele.
 



Colunistas