Logotipo

Gerente Executivo do Sesc Paranaguá fala sobre as atividades realizadas

07 de julho de 2019

Viana ressalta a boa receptividade que teve da comunidade parnanguara

Compartilhe

Joel Viana vem expandindo várias ações junto à comunidade nos últimos doze meses

Joel Viana, de 33 anos, é natural de Londrina e graduado em Turismo. Possui especialização em Gerenciamento de Projetos, Planejamento de Eventos, Gestão Empresarial e Educação Infantil.

Em 2013, saiu da sua cidade natal para ampliar as atividades profissionais. Fixou residência em Curitiba para trabalhar na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), desenvolvendo atividades no setor de licitação, envolvendo todo Paraná.

Em 2015, ingressou no Sesc, através do programa de desenvolvimento de lideranças e, desde 2018, está em Paranaguá. É sobre as atividades realizadas no Sesc que ele fala nesta entrevista. Confira:

Folha do Litoral News: Como iniciou o seu trabalho no Sesc?

Joel Viana: Iniciei no ano de 2015 na Administração Regional do Sesc Paraná, em Curitiba. Fiz o processo seletivo e comecei no Sesc, no programa de desenvolvimento de lideranças. A partir desse momento, iniciei na comissão de licitação porque já vinha trabalhando com licitações ao longo de minha trajetória profissional. Durante um ano e meio, exerci o cargo de gerente de licitações do Sesc Paraná. Na sequência, recebi o convite para assumir a gestão da Unidade Sesc Paranaguá.

Folha do Litoral News. Qual é o principal papel do sistema Fecomércio nos dias de hoje?

Joel Viana: O principal papel é levar o bem-estar à população. Nós temos como público-alvo os  trabalhadores no comércio, mas atuamos diretamente com toda a população levando cultura, educação, esporte, lazer e ação social. Buscamos contribuir positivamente para a vida de cada cidadão. Criamos oportunidades para que os cidadãos tenham acesso a diferentes cursos, possibilitando o acesso a novas oportunidades no trabalho e também mais qualidade de vida.

Folha do Litoral News: Como surgiu a oportunidade de atuar em Paranaguá?

Joel Viana: Esse desafio recebi através de um convite da direção regional do Sesc Paraná. Foi uma grata surpresa chegar aqui, pois fui muito bem recebido tanto pelos colaboradores do Sesc como por toda cidade. A equipe que encontrei é formada por pessoas comprometidas com o trabalho, que divulgam e buscam envolver a comunidade. Hoje vemos a unidade do Sesc cheia nos três turnos, e o sorriso das crianças e dos idosos é algo que nos motiva cada vez mais. Vejo as pessoas de Paranaguá dispostas a atuar em nossas atividades. Essa oportunidade que surgiu de desenvolver meu trabalho em Paranaguá está sendo cada dia melhor, justamente por causa disso.

Folha do Litoral News: Qual o maior desafio enfrentado para gerenciar a unidade do Sesc em Paranaguá?

Joel Viana: Quando cheguei à unidade de Paranaguá, ela não estava com sua ocupação máxima, este foi um desafio que estamos vencendo. O número de turmas e de pessoas em todos os cursos e atividades estão praticamente lotadas. Nesse sentido, outras novidades surgiram como a implantação do curso de corte e costura que não existia, o curso de informática começou a ser mais divulgado atraindo novos alunos. Estamos ainda oferecendo para mais de 150 jovens e adolescentes a preparação para o vestibular, sendo eles estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. No esporte também superamos um desafio, no qual mais de 100 alunos estão tendo contato com a prática da iniciação esportiva, futsal e vôlei. O Sesc é para a população de Paranaguá, para que todos possam aproveitar. Esse envolvimento é muito gratificante.

Folha do Litoral News: Quais os principais projetos realizados atualmente?

Joel Viana: O Circuito Sesc de Corridas acontece dia 21 de julho, aqui em Paranaguá, e as inscrições estão abertas até dia 17 de julho. Outro grande projeto que temos é a academia do Sesc onde os participantes podem fazer desde musculação e outras atividades. O nosso diferencial é que você não paga nada mais para participar de modalidades de aulas coletivas como ioga, pilates de solo, alongamentos e grupos de corrida. Temos aulas específicas e gratuitas. Só paga a mensalidade que é bem acessível contando com professores capacitados. Temos ainda um programa completo, conforme o seu objetivo, podendo ser para ganhar massa ou emagrecer. Não posso deixar de citar o prêmio Fecomércio de jornalismo que já está com as inscrições abertas. É uma grande oportunidade para os jornalistas de mostrarem seus trabalhos. No site do SESC, tem um link para fazer o cadastro dessa reportagem da matéria. Queremos trazer esse prêmio aqui para Paranaguá e esperamos contar com a participação dos profissionais que atuam na cidade.

Folha do Litoral News: De que forma acontece o envolvimento da comunidade com as atividades realizadas?

Joel Viana: Um dos exemplos deste envolvimento é a Lanchonete do Sesc, onde servimos refeições como pratos completos, com pratos balanceados por um valor muito acessível, além de salgados, lanches, bebidas entre outros. Temos ainda o envolvimento na ação social com a campanha do agasalho no qual está acontecendo, contamos com postos espalhados por toda a cidade, e ainda no Sesc, Senac e na Capitania dos Portos. Vamos doar os agasalhos para entidades credenciadas no qual temos certeza de que a destinação será a correta, para pessoas que necessitam. Não posso deixar de citar o Sesc Cidadão Justiça nos Bairros, que é um grande evento que acontece em meados de outubro/novembro. Temos uma grande participação da comunidade no qual oferecemos serviços como o RG, CPF e ainda o casamento coletivo, tudo isso gratuitamente. Nós, sozinhos, não somos nada e precisamos de toda a comunidade aqui conosco. Qualquer dúvida consulte o site do Sesc Paraná ou ligue para nós que vamos estar sempre informando sobre as atividades que oferecemos.

Colunistas