Logotipo

Empresário Anwar Hamud organiza e promove campanhas e ações da ACIAP

16 de dezembro de 2018

Atual diretor da Câmara do Comércio Varejista e SPC da ACIAP fala sobre o comércio local

Compartilhe

Anwar Hamud Hamud, empresário, comerciante, formado em Administração de Empresas pelo Isulpar, com pós-graduação em Marketing Digital pela FAE Business School e especialização em Redes Sociais pela FGV, associativista, aciapano, ex-presidente do Conselho de Jovens Empresários de Paranaguá, atual diretor da Câmara do Comércio Varejista e SPC da ACIAP, responsável em organizar e promover as campanhas promocionais e ações que beneficiem o comércio.

Neto de libaneses Mohamed Ata Hamud e Bassem Khalil Hammoud, e Mohamed Ahmad Hammoud (in memoriam) e Jechffe Hamud, filho de cubanos Yahia e Jamile Hamud Hamud.

Nascido e criado em Paranaguá, Anwar é casado há 9 anos com Paula Grasielle Santos Hamud e pai coruja de primeira viagem de Zuhair Santos Hamud de 1 ano e 3 meses.

Nesta entrevista, Anwar fala um pouco deste sacerdócio que traz nas veias por gerações, que é o comércio, bem como faz uma avaliação do presente e futuro para o setor em Paranaguá. Confira:

 

Folha do Litoral News: Fale um pouco de sua formação e funções que exerce:

Anwar: Iniciei meus estudos no Colégio Nossa Senhora do Rosário. Uma parte do Ensino Médio fiz no Colégio Alberto Gomes Veiga, e fui fazer o terceirão em Curitiba, onde iniciei a faculdade de Administração na FESP, acabei trancando e voltando a Paranaguá onde fiz um ano de Marketing Tecnológico em Varejo. Mas enfim decidi finalizar minha graduação no curso de Administração, onde me formei em 2010, no Isulpar. Dois anos após fui fazer pós-graduação em Marketing Digital na FAE, em Curitiba. Na sequência, um ou dois anos, fiz uma especialização em redes sociais, uma área que gosto muito de ler e conhecer, saber das tendências, e após concluir as pós-graduações, comecei a adquirir um certo gosto em trabalhar pelo associativismo, e pela Associação Comercial, pelo desenvolvimento tanto do comércio e como pelo jovem de Paranaguá, onde fui presidente e secretário do Conjovem – Conselho de Jovens Empresários de Paranaguá, onde eu e alguns jovens empresários o trouxemos para Paranaguá, com o objetivo de fazer com que o jovem participasse da associação comercial, do ambiente empresarial e associativista. Com isso promovendo uma melhoria e um encontro entre os jovens empresários de nossa cidade. No decorrer do trabalho, foi colocado em pauta o trabalho na Câmara do Comércio, onde tive o privilégio de ter sido promovido, vamos dizer assim, e integrar a diretoria da Associação Comercial como presidente da Câmara do Comércio Varejista da ACIAP, onde estou há uns cinco anos, desenvolvendo campanhas e ações que promovam e beneficiam o comércio varejista da cidade. Tudo isso em paralelo a minhas atividades na empresa da família que é o Shopping Colegial.

 

Folha do Litoral News: Neto de uma família tradicional de comerciantes, como é para você dar seguimento a este trabalho?

Anwar: Estamos há mais de 50 anos no comércio de Paranaguá, uma empresa que veio dos meus avós, e dar continuidade a este trabalho é uma honra. Trabalhar em uma empresa que está há décadas no mercado, que aguentou tantas crises e surpresas no país, vendo que ela continua em pé, trabalhando, contratando e gerando empregos, é bom e nos dá a esperança e nos deixa otimistas com o futuro. Então entre um ano e outro conseguimos ver melhorias na economia e no comércio de Paranaguá.

 

Folha do Litoral News: Qual a sua análise do atual momento do comércio varejista de nossa cidade?

Anwar: O comércio varejista em Paranaguá está acompanhando a economia do Estado. Temos uma variante que é o porto e com certeza acabamos não sentindo tanto a crise como em outras cidades no País. Mesmo assim as consequências desta crise chegaram, deu para perceber que parte dos comerciantes segurou um pouco as contratações, nas compras e nos gastos para conseguir agora no final de ano dar uma retomada. No decorrer deste ano, o comércio e a economia tiveram grandes eventos que impactaram diretamente, como foi o caso da greve dos caminhoneiros, que afetou todos os setores da economia, bem como eventos como a copa do mundo e as eleições. São eventos que acabaram impactando diretamente na economia, tendo queda nas vendas. Então estamos tendo uma tomada gradativa no comércio. Com boas perspectivas para o próximo ano.

 

 

Folha do Litoral News: Quais suas perspectivas para a economia e, principalmente, para o varejo local?

Anwar: Temos uma troca de governo, um novo presidente assumindo, e temos a expectativa de uma projeção positiva para 2019. Mas, independente de viés ideológico ou do governo, o comércio em toda a sua história tende a se reinventar há muito tempo, e acredito que por aqui não será diferente. Muitos comerciantes já estão aderindo às lojas virtuais, ao E-Commerce, não sendo mais um futuro ao comerciante, e sim uma realidade. Muitos comerciantes parnanguaras já estão utilizando esta ferramenta, já possuem loja virtual. O comércio está caminhando para o ambiente digital e o comerciante local também está acompanhando esta linha do comércio varejista. 

 

Folha do Litoral News: Como diretor da Câmara do Comércio Varejista quais ações estão sendo realizadas para fomentar o comércio em sua principal data que são as festas de fim de ano?

Anwar: A Câmara do Comércio, além das campanhas comerciais, como por exemplo, o Show de Prêmios da ACIAP, promove também a luta pelos interesses dos associados. Então qualquer campanha voltada a isso, a Câmara do Comércio está à disposição. Neste ano, a Campanha Show de Prêmios da Aciap já está a todo o vapor, e estamos com uma participação bem alta, e vendo bastantes lojistas participando, consumidores perguntando, então percebemos que a campanha está se desenvolvendo positivamente. E junto com esta campanha, a Câmara do Comércio está trazendo um trenzinho do Papai Noel que no dia 23 estará trazendo o Papai Noel para transitar pelas ruas principais do comércio, para que se tenha uma opção de passeio com as crianças, para dar um passeio de trenzinho e tirar fotos com o Papai Noel e com o Mickey e Minie, fazer um domingo diferente de véspera de Natal. Os ingressos ao preço de 5 reais por pessoa estão sendo vendidos  na recepção da ACIAP, com a Angelina, ou em alguma das lojas associadas da Aciap. Lembrando também que no dia 23, estarão sendo vendidos ingressos na hora, no ponto de embarque.

 

Folha do Litoral News: Que mensagem você deixa à população, associados e empreendedores?

Anwar: Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade que a Folha do Litoral News está me proporcionando, ao Gebran, à Jacqueline e ao Luiz, e a vocês pela parceria, e falar aos consumidores para não deixarem de participar da campanha de Natal da Aciap. Participe da campanha, tire seu cupom, cadastre no site, por mais que seja um prêmio modesto, um carro e mais sete mil reais em vales-compras, ainda é um prêmio bom, e que pode ser trabalhado pelos lojistas. Também convidar a todos para que no dia 23 vá com sua família fazer este passeio de trenzinho. Deixar um recado que junto com o Conselho da Mulher Executiva e Conjovem a Câmara de Comércio está promovendo um concurso de decorações natalinas. Um concurso que visa a motivar o lojista, não deixando o espírito natalino do lojista morrer, e fazer uma decoração natalina em sua vitrine e fachada, para isso o lojista associado deve acessar o site da Aciap, preencher o cadastro e mandar três fotos, e pronto. No dia 26 serão divulgados os ganhadores, e no dia 4 de janeiro, junto com o sorteio da campanha serão entregues uma placa para as três vitrines mais enfeitadas. Obrigado e participem de nossas ações. 

 

Anwar é casado há 9 anos com Paula Grasielle Santos Hamud e pai coruja de primeira viagem de Zuhair Santos Hamud, de 1 ano e 3 meses

 


Colunistas