conecte-se conosco

Entrevista

Comandante fala sobre as ações da Capitania dos Portos no verão

“O Paraná está bem preparado para se fazer ao mar”, diz Germano da Silva

Publicado

em

Germano Teixeira da Silva, natural do Rio de Janeiro, é oficial da Marinha do Brasil desde 1989, sendo graduado em Ciências Navais, com Especialização em Aviação Naval. Além de ter outros cursos de carreia, possui Especialização – MBA em Gerência Empresarial pela COPEAD-UFRJ (2009).

Silva exerceu diversas funções, principalmente na Aviação Naval, onde chegou a comandante Operativo de Aeronaves do 1.º Esquadrão de Helicópteros Antisubmarinos.

Foi delegado da Delegacia de Angra dos Reis (RJ) entre 2006 e 2008 e Oficial do Estado-Maior do Comando da Força Aeronaval.
Desde o dia 11 de janeiro de 2017, exerce o cargo de Capitão dos Portos do Paraná. Nesta entrevista, comandante Germano fala de seu trabalho neste primeiro ano que está à frente da Capitania dos Portos do Paraná. Confira:

Folha do Litoral News: Como recebeu a missão de vir ao Paraná para comandar a Capitania dos Portos?

Comandante Germano: Foi uma grande satisfação. Estar aqui e ser designado Capitão dos Porto do Paraná. Fiquei muito surpreso positivamente com tudo que eu observei ao longo deste primeiro ano que eu estou aqui à frente da Capitania. E é uma missão importantíssima. O Estado do Paraná por sua importância, o Porto de Paranaguá sendo o segundo em importância do País como um todo. Então eu vejo com muita satisfação.  É uma responsabilidade muito grande em estar aqui à frente. A parte do turismo também é muito importante, a Ilha do Mel com um trânsito de embarcações ao longo do verão principalmente, esta é a importância de uma Ilha bem famosa, turística e as praias paranaenses com tantas pessoas que se fazem ao mar que utilizam embarcações para sua diversão e para o seu dia a dia.

 

Folha do Litoral News: Dentre as diversas tarefas realizadas pela Capitania dos Portos, quais considera mais importantes?

Comandante Germano: Nós temos diversas tarefas aqui, mas eu atribuo as mais importantes como a parte de educação no mar, adestramento no mar, a nossa fiscalização das embarcações de transporte, fiscalizações das embarcações de esporte e recreio, a presença no dia a dia com a população, principalmente podendo orientar e ajudar toda a sociedade com os itens afetos da Marinha. A importância também do Porto da grandiosidade do Porto, o segundo maior Porto do Brasil com o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro passa por aqui a importância do agronegócio, e deste bom relacionamento que nós temos com o Porto, em virtude da grande importância que possui. Também tem a fiscalização de todos os navios, se tudo corre bem. Além da parte do nosso ensino profissional marítimo a necessidade de qualificar as pessoas que se fazem ao mar, em toda essa parte de qualificação de habilitação do pessoal aquaviário e de todos os que tripulam ou transportam embarcações.

 

Folha do Litoral News: Qual o principal desafio da Capitania dos Portos para 2018?

Comandante Germano: O nosso principal desafio eu diria que são os mesmos de 2017. A minha intenção principal é aprimorar tudo que foi feito no primeiro ano da minha gestão aqui pela Capitania. Espero que a gente possa rever alguns conceitos, avaliar o que foi feito e fazer algo melhor para o ano seguinte. Intensificar as nossas atuações, aumentar a fiscalização e conseguir com isso um sucesso maior ainda em relação ao Estado do Paraná.

 

Folha do Litoral News: Nos período de 26 a 29 de janeiro, haverá a visita da Fragata União ao Porto de Paranaguá, e em um destes dias estará aberta à visitação. Como o senhor avalia as visitações?

Comandante Germano: Essas visitações são importantíssimas, pois mostram a Bandeira da Marinha. Estar recebendo um navio de guerra como a Fragata União realmente é importantíssimo para que a sociedade conheça mais as nossas atividades. A sociedade paranaense conhece muito a Capitania dos Portos, mas a parte da marinha de guerra efetivamente fica um pouco distante de nós. Então essa oportunidade para visitação é muito boa para que a população tenha noção da Marinha do Brasil como um todo, do que ela faz ao longo da nossa costa brasileira. É uma oportunidade grande para que todos possam visitá-la no dia 28 que estará aberta à visitação. Será uma grande satisfação para o Comandante do navio, da Fragata União, receber a todos, e poder mostrar um pouco mais do que é feito pela Marinha, principalmente pela Esquadra Brasileira.

 

Folha do Litoral News: Como está sendo realizada a Operação Verão 2017/2018?

Comandante Germano: A minha avaliação é bem positiva. Eu vejo que a minha tripulação é bem profissional, tem atuado com firmeza, com educação e todos os procedimentos têm sido feitos de forma que ocorra com a maior perfeição possível. Fico muito feliz que o Paraná esteja bem preparado para “se fazer ao mar”, que é o nosso jargão na Marinha. São águas seguras, o pessoal está bem qualificado, todas as tripulações que eu vejo por aí pelas embarcações e estou muito satisfeito, pois estamos preparados para que tenhamos um verão perfeito, sem acidentes, seguro e com a população feliz para aproveitar o belíssimo litoral que temos.

 

Folha do Litoral News: Quais orientações o senhor daria aos veranistas e navegadores?

Comandante Germano: A orientação para o veranista que vem aproveitar o verão no Paraná é que efetivamente aproveite sem abusos. As pessoas devem nos ajudar em certos momentos observando e quando for passear de embarcação olhar os itens mais críticos de uma embarcação se estão todos ali: os coletes o extintor de incêndio tudo que consta de segurança para a embarcação. Seria interessante que as pessoas agissem com prudência. Para todos os que transportam passageiros profissionais de transporte aquaviário. O que eu peço a todos é o profissionalismo necessário para que não tenhamos acidentes ao longo do verão. É uma imagem muito negativa caso ocorra algum acidente, um erro, isso joga por água baixo todo um verão que nós temos aí e pode ser de sucesso.

 

Folha do Litoral News: Qual mensagem o senhor deixa para a comunidade?

Comandante Germano: A mensagem que eu deixo é de esperança e sucesso. Que nós tenhamos um 2018 tão bom quanto o de 2017, pensando sempre positivamente. E com relação à Capitania, é dizer para todos os turistas, população e todos os que moram em Paranaguá e região adjacente que a Marinha está aqui para ajudar, orientar e é mais uma parceira em relação a toda a sociedade. Nós queremos que a população trabalhe junto conosco, esteja mais presente conosco para que possamos atender cada vez melhor aos anseio da população paranaense e parnanguara principalmente.

 

Publicidade










plugins premium WordPress