Logotipo

Eleitores que não fizeram a biometria estão impedidos de votar

14 de setembro de 2018

Cidadãos do litoral que não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral estão com o título cancelado

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou o cadastramento biométrico dos eleitores em diversos municípios do Estado. No litoral do Paraná, os sete municípios já passaram pelo processo. Os cidadãos que não procuraram o Fórum Eleitoral para fazer a revisão biométrica não poderão votar no dia 7 de outubro nem no dia 28, caso haja segundo turno, pois tiveram o título cancelado.

Durante o chamamento da Justiça Eleitoral nos municípios, foi possível atualizar os dados dos eleitores, tirar uma foto do cidadão e colher suas digitais, assim como alterar o local de votação. O objetivo do processo é tornar as eleições mais rápidas e seguras para a identificação do eleitor. A biometria em Paranaguá teve início em 2015 e até maio deste ano ainda era possível regularizar a situação.

Quem não fez o cadastramento biométrico ou não justificou a ausência nas últimas três eleições teve o título cancelado. Além de não poder votar no próximo pleito, o cidadão ainda fica proibido de tirar passaporte e assumir cargo público, por exemplo.

Em Paranaguá, quem não fez a biometria não poderá votar, segundo informações da 5.ª Zona Eleitoral. A recomendação é para que este eleitor procure o Fórum Eleitoral a partir do dia 5 de novembro com os documentos exigidos (bem como o comprovante de quitação da multa, se houver), para regularizar a situação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a multa eleitoral decorrente do não comparecimento injustificado no dia da votação varia de R$ 3,51 a R$ 35,10, dependendo da análise do juiz eleitoral da região. É importante lembrar que cada turno de um pleito representa uma eleição para efeito dessa contagem.

SEGUNDA VIA DO TÍTULO

Quem perdeu o título de eleitor, mas fez a biometria, poderá votar de duas formas. A primeira delas é baixando gratuitamente o aplicativo e-Título, por qualquer smartphone via Google Play ou Apple Store, que substitui o documento na hora de votar. Pelo aplicativo o cidadão também pode conferir seu local de votação e sua seção.

Outra forma é solicitando a segunda via até 10 dias antes das eleições, de forma gratuita. Para isso, é preciso ir ao cartório eleitoral do município, portando documento de identidade. O Fórum Eleitoral em Paranaguá está localizado na Rua Odilon Mader, 994, Jardim Alvorada.

Vale lembrar que o voto é obrigatório aos brasileiros a partir de 18 anos e facultativos para jovens de 16 a 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.

Colunistas