Logotipo

Bolsonaro é eleito presidente do Brasil e teve 75% dos votos em Paranaguá

29 de outubro de 2018

"Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade", afirmou o presidente eleito Bolsonaro (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Candidato do PSL venceu segundo turno da eleição do Brasil com mais de 57 milhões de votos

No domingo, 28, o candidato Jair Messias Bolsonaro (PSL), da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB), foi eleito presidente do Brasil no 2.º turno do pleito eleitoral de 2018. Segundo a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 100% das urnas eletrônicas do País, Bolsonaro foi eleito com cerca de 57 milhões de votos (55% dos votos válidos), derrotando o candidato a presidente, Fernando Haddad (PT), que obteve em torno de 47 milhões de votos (44%). Em Paranaguá, o presidente eleito obteve uma votação expressiva de mais de 75% dos votos, contra Haddad que recebeu cerca de 24% dos votos válidos dos eleitores parnanguaras. 

Foi registrado um total de mais de 115 milhões de votos no segundo turno, quando houve mais de 2,4 milhões de votos em branco e cerca de 8,6 milhões de votos nulos, além dos que escolheram votar em um dos presidenciáveis nas urnas eletrônicas. Foi registrado também um índice de abstenção, que é de eleitores faltantes na eleição, de mais de 31,3 milhões de cidadãos, um percentual de 21,30% do eleitorado brasileiro, que é de mais de 147 milhões de pessoas. 

Mais de 59,5 mil eleitores de Paranaguá votaram em Bolsonaro no segundo turno, sendo que cerca de 19 mil optaram por Haddad. O índice de comparecimento às urnas foi maior que a média nacional: 84%. Cerca de 15% dos parnanguaras se abstiveram do voto e terão que fazer a justificativa eleitoral neste segundo turno. Mais de 2,7 mil pessoas votaram nulo e 1,8 mil em branco. 

COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA E LIBERDADE

Após oração, em discurso da vitória realizado na porta de sua casa no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que sua gestão terá compromisso com a Constituição Federal, a democracia e a liberdade. “Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido, não é a palavra vã de um homem, é um juramento a Deus”, ressaltou, destacando que seu governo será decente e com compromisso em transformar o Brasil em uma nação grande, próspera e livre.

“Nosso governo vai quebrar paradigmas, vamos confiar nas pessoas, vamos desburocratizar, simplificar e permitir que o cidadão, o empreendedor, tenha mais liberdade e construir o seu futuro. Vamos desamarrar o Brasil”, afirma o presidente eleito, destacando também que “precisamos de mais Brasil e menos Brasília”. “Emprego, renda e equilíbrio fiscal é o nosso compromisso para ficarmos mais próximos de oportunidades e trabalho para todos”, completa Bolsonaro. O presidente eleito afirmou ainda que libertará o Brasil de relações com Países por ideologia, buscando relações bilaterais com Países que tenham potencial de agregar valores econômico e tecnológico ao setor produtivo nacional. 

“Ofereceremos a vocês um governo decente, que trabalhará, verdadeiramente, para todos os brasileiros. Somos um grande País, e agora vamos juntos transformar esse País em um grande nação. Uma nação livre, democrática e próspera! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, afirmou o presidente eleito Jair Bolsonaro ao final do discurso. 

HADDAD RECONHECE DERROTA E PARABENIZA BOLSONARO PELO TWITTER

O candidato a presidente derrotado, Fernando Haddad, discursou ainda no domingo, 28, em São Paulo na sede da sua campanha. Aos seus correligionários ele afirmou “nós estaremos aqui, nós estamos juntos”, disse. “Contem conosco. Coragem, a vida é feita de coragem. Viva o Brasil”, destacou ao final do discurso. Haddad não ligou ao presidente eleito parabenizando pela vitória, como é de costume nas eleições nacionais, no entanto parabenizou Bolsonaro pela rede social Twitter na manhã de segunda-feira, 29: “Presidente Jair Bolsonaro. Desejo-lhe sucesso. Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós. Boa sorte!”, escreveu. 


Colunistas