Logotipo

Unespar realiza o VIII Encontro do Grupo de Psicologia e Educação

06 de novembro de 2018

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unespar Paranaguá, campus Paranaguá, Elizabeth Regina Streisky de Farias, convidou todo o público interessado no tema para participar

Compartilhe

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, abriu as inscrições para um evento com palestras e oficinas que abrangem as temáticas da educação e psicologia na formação de professores. O VIII Encontro do Grupo de Psicologia e Educação acontece entre os dias 19 e 23 de novembro.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unespar, campus Paranaguá, Elizabeth Regina Streisky de Farias, explicou que serão três eventos em um. “Na verdade são três eventos bastante tradicionais no curso de pedagogia, que é o EDEPE (Encontro de Pedagogia do Litoral Paranaense) para atingir os nossos acadêmicos e a região; temos também o Grupo de Psicologia e Educação, que é mais antigo e está na sua 8.ª edição, um encontro que partiu de um grupo de pesquisa; e o terceiro que é o Seminário de Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão, que surge da necessidade de discutir a inclusão”, destacou. 

Toda a programação é direcionada a acadêmicos, professores e estudantes do curso de pedagogia e outras licenciaturas, além de todo o público em geral que discute a educação e psicólogos. “No curso de pedagogia, a psicologia se faz presente. Por isso, para esses profissionais o evento também é interessante”, disse Elizabeth.

Os interessados devem fazer a inscrição para participar das palestras e oficinas através do site da Unespar. O pagamento deve ser realizado diretamente no campus da universidade em Paranaguá. O valor para a programação noturna de palestras (20h), tem o valor de R$ 20,00; e a participação integral (40h), R$ 30,00.

TEMA DO EVENTO

O tema escolhido para esta edição do evento foi “Educação e Formação: Diálogos Necessários”. “Para discutir a educação, precisamos também envolver a formação dos professores. Como está essa formação, o que estamos sentindo nesse contexto atual do País e como isso vai repercutir aos nossos acadêmicos e futuramente nos nossos profissionais de educação?”, salientou a coordenadora do curso de pedagogia.

PROGRAMAÇÃO

No dia 19 de novembro, segunda-feira, o credenciamento para o evento terá início às 18h, com abertura oficial às 19h, apresentação cultural às 19h15 e mesa de discussão “Diálogo entre a formação inicial e continuada: políticas e práticas”, às 19h30.

Na terça-feira, 20, das 14h às 17h haverá comunicações dos trabalhos e, às 19h30, a mesa de discussão “A formação e saúde de professores”.

Na quarta-feira, 21, das 14h às 17h haverá a continuação da apresentação dos trabalhos e, às 19h15 a mesa “Educação, intelectuais e sociedade no Brasil”.

Na quinta-feira, 22, a programação contempla a apresentação do filme Blade Runner I, às 9h30; e oficinas das 14 às 17h. Entre elas, “Para além do ator: análise sociológica organizacional”, “Literatura Infantil”, “Literatura afro”, “Cultura indígena”, “Jogos e brincadeiras”, “Atividades de alfabetização para o aluno autista”, “Inclusão e escolarização” e “Origami Pedagógico”. À noite, haverá uma apresentação cultural às 19h15 e a palestra “A precarização do trabalho docente e as implicações à formação de professores”, às 19h30.

Na sexta-feira, 23, às 9h30, acontece a palestra “Drogadição e violência contra mulher”, com o patronato de Pontal do Paraná. Das 14h às 17h, serão realizadas mais oficinas com os temas “Jogos e brincadeiras”, “Atividades de alfabetização para o aluno autista”, “Matemática Lúdica: aprender brincando”, “Inclusão e escolarização”, “Sala de Recursos Multifuncionais”, “Origami Pedagógico” e “Pedagogia Carcerária”. No período noturno, haverá apresentação cultural às 19h15 e palestra “O impacto das tecnologias educacionais à profissão docente”, às 19h30.

Colunistas