Logotipo

Unespar Paranaguá implanta Núcleo de Inovação Tecnológica

12 de abril de 2018

Comunidade poderá ter orientações sobre novos produtos e patentes para serem desenvolvidos no município

Compartilhe

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, implantou no município, neste ano, o Núcleo de Inovação Tecnológica. O projeto foi aprovado na chamada pública Programa de Apoio à Criação, Manutenção e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) no Estado do Paraná, da Fundação Araucária. A ideia do projeto foi iniciada em novembro por professores do campus para tentar captar recursos e agora é realidade no município.

A partir desta semana, os estagiários já estarão em uma sala dedicada na Unespar para analisar a demanda e dar andamento à parte burocrática como normatização, regulamentos e aquisição de equipamento previstos pelo projeto, inclusive a de uma impressora 3D.

O objetivo é dar apoio a novos produtos e novas patentes, que são registros que protegem uma invenção. “Pode ser uma gestão inovadora, uma maneira diferente de fazer algum produto. Os alunos vão dar o suporte, o serviço é voltado à comunidade”, disse a professora do curso de Administração e incentivadora do NIT, Roselis Natalina Mazzucheti.

O diretor do Centro de área de Ciências Sociais Aplicadas da Unespar, Sebastião Cavalcante Neto, lembrou que o Núcleo pode projetar os talentos de Paranaguá. “Queremos colocar a cidade no cenário de inovação, essa discussão vai elevar o nível do nosso litoral. Quem tem ideias e produtos inovadores pode procurar que daremos o suporte. Muitas vezes, o cidadão tem uma ideia inovadora e não tem um acompanhamento para saber como fazer isso. O Núcleo vai ajudar a dizer o que você precisa, mas primeiro precisa patentear a ideia, fazer o registro e desenvolver”, frisou o professor.

A princípio, o NIT irá atender na Unespar com dois estagiários, além de um grupo de sete professores que estão disponíveis. “Daqui a 40 ou 60 dias estaremos no mesmo espaço que a Secretaria Municipal do Trabalho que estará em um novo local, pois temos essa parceria com a prefeitura”, contou o professor Sebastião.

Professora do curso de Administração, Roselis Natalina Mazzucheti; e o diretor do Centro de Área de Ciências Sociais Aplicadas da Unespar, Sebastião Cavalcante Neto, comemoraram o início das atividades do Núcleo 

Aqueles que tiverem dúvidas ou uma ideia e gostariam de participar do Núcleo de Inovação podem entrar em contato com a Unespar pelo telefone (41) 3423-3644.

“Paranaguá será muito beneficiada, fora que também estamos buscando trazer um mestrado profissional, que já existe e seleciona pessoas de todo o País e dá suporte para montarmos o mestrado a empreendedores, para aprender a fazer pesquisa. Quando falamos em inovação precisamos de pesquisa”, anunciou a professora Roselis.

ATUAÇÃO DO NÚCLEO

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Unespar, o NIT-Unespar tem como objetivos específicos: Disseminar a cultura da propriedade intelectual, inovação e empreendedora por meio de palestras de sensibilização; Estabelecer conexões com o mercado para o desenvolvimento de projetos em atendimento às demandas empresariais do litoral paranaense; Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e comunicação científica; Mapear e identificar as demandas internas e externas de inovação tecnológica por meio de pesquisas junto às comunidades acadêmicas e empresarial; Apoiar a cultura empreendedora por meio de processos de pré-incubação e incubação.
 



Colunistas