Logotipo

Secretaria municipal aponta escolas com melhores resultados no Ideb

07 de setembro de 2018

Escola Municipal Luiz Vaz de Camões obteve destaque em desempenho

Compartilhe

Por meio de aplicação de provas de língua portuguesa e matemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) o Ministério da Educação divulgou os índices de desempenho na educação de todo o País. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, apresentou resultados pouco animadores para muitas escolas públicas, mas que mostram que é possível melhorar a qualidade do ensino.

Paranaguá não atingiu as metas projetadas pelo Ideb com base na avaliação realizada no ano passado. Em um panorama geral entre todas as escolas municipais, estaduais e federais, o Ideb observado no 4º ano do Ensino Fundamental foi de 5.3, sendo que a meta projetada era de 5.6.

Apesar de não bater a meta em 2017, a meta foi alcançada em anos anteriores como em 2007, 2009, 2013 e 2015 para esta etapa do ensino. As notas do 8º ano foram 4.2 em 2017, também abaixo da meta, que era de 4.9. As metas só foram alcançadas no 8º ano em 2007 e 2009. A média nacional foi de 5.8 para anos iniciais do ensino fundamental, 4.7 para anos finais do ensino fundamental.

Ideb é o principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil

ANÁLISE DA SECRETARIA

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Dutra, afirmou que o resultado não era o esperado, mas que a pasta não tem medido esforços para aumentar esses índices. “O resultado não era o nosso sonho, mas temos grandes avanços. Esses resultados também levam em conta o desempenho e os dados estatísticos de 2016, não teria como ser diferente”, argumentou.

Uma das medidas para melhorar a qualidade do ensino é o investimento na qualificação dos professores. “Não é o que idealizávamos, mas estamos nos preparando desde o ano passado com 400 horas de curso e esse ano já atingimos quase mil horas de curso de formação disponibilizado aos professores. Com a contratação de novos professores, escolas com professores efetivos, material didático adequado, por isso nós temos tudo para melhorar o índice na próxima vez. Teremos uma reunião com os diretores para uma auto avaliação desse desempenho das escolas”, afirmou Vandecy.

A Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, localizada no bairro Palmital, se destacou nos resultados, mantendo a nota de nota 6.6. No entanto, outras duas escolas alcançaram “Os nossos maiores destaques ainda são duas escolas, a Maria José que foi de 5.8 para 6.4, um grande salto. E também a Escola Takeshi Oishi, que saiu de 5.0 para 5.5. nós medimos não apenas os dados do resultado, mas os dados significativos da aprendizagem. E isso, mesmo timidamente, o município vem crescendo”, analisou Vandecy.

O diretor do departamento do Ensino Fundamental da secretaria municipal de Educação, Ronaldo Alboite, afirmou que outras escolas também conseguiram avançar e que está havendo um trabalho para melhorar o desempenho. “Ficamos muito contentes com essas duas escolas porque não só nessa última avaliação, mas em uma crescente na avaliação do Ideb e da Prova Brasil, neste ano conseguiram alcançar a meta projetada pelo MEC. Outras escolas conseguiram esse avanço, mas não tão significativo como essas escolas. Temos feito mutirão de leitura em todas as escolas, começamos pelas escolas do campo com uma avaliação feita pela secretaria e iniciaremos agora nas escolas urbanas. A partir do resultado dessas avaliações, nós traçaremos junto aos diretores um compromisso com a aprendizagem dessas crianças”, explicou Ronaldo.

CONSULTE O RESULTADO POR ESCOLA

As notas individuais de cada escola podem ser verificadas no site http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica.


Colunistas