Logotipo

Oficina Literária resulta em publicação de livro

12 de dezembro de 2018

Obra reúne textos produzidos por estudantes de escolas públicas

Compartilhe

A oficina literária “Traços”, que é colocada em prática voluntariamente pelo escritor Paulo Hass, realizou na terça-feira, 11, uma sessão de autógrafos na Escola Estadual Faria Sobrinho. O acontecimento marcou o lançamento do livro que leva o nome da oficina, reunindo, em 90 páginas, vários textos escritos por estudantes de escolas públicas.

A oficina existe há cinco anos e já passou por vários estabelecimentos, dentre os quais as instituições de ensino Morozowski, Faria Sobrinho, Zillah Batista, Alberto Gomes Veiga e Escola Municipal José de Anchieta. A oficina foi realizada quatro dias por semana com duração de uma hora e meia.

Nesse período, o escritor Paulo Hass conseguiu vencer o maior desafio que é superar a falta de interesse na leitura. “Foi assim que conseguimos descobrir novos talentos na literatura, os quais hoje integram esse livro com seus trabalhos”, destacou o escritor.

 Ana Carolina de 16 anos descobriu a vocação para a poesia

Paulo Hass e Janete Lode

 

A obra reúne poesias, contos e crônicas produzidas nas oficinas. A sessão de lançamento reuniu, além dos estudantes, professores e a equipe do Núcleo Regional de Educação.

Alguns estudantes revelados na oficina

A professora Janete Lode, por exemplo, ressaltou que Hass consegue tirar ‘leite de pedra’, fazendo com que os estudantes descubram seus próprios talentos literários.

“Nós temos uma dívida de gratidão com o Paulo porque o trabalho que ele realiza é fantástico. Estamos na era da informática com seus milhares de aplicativos. Nossos jovens têm muito acesso à informação, mas eles não sabem transformar isso em conhecimento. É justamente esse trabalho que ele realiza na oficina, descobrindo pedras preciosas e lapidando com muito carinho”, destacou.  


Colunistas