conecte-se conosco

Educação

‘Mundo Senai’ apresentará oportunidades de carreira para jovens de Paranaguá

Professor Jhonatan Luiz e Roberto Sgrott da Silva, gerente da unidade SESI/SENAI/IEL, ressaltam oportunidade de aprendizado e capacitação para jovens e para adultos já atuantes no mercado de trabalho com o evento

Publicado

em

Nos dias 8 e 9 de novembro, acontece em Paranaguá o evento “Mundo SENAI”, data em que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abrirá suas portas em sua sede em Paranaguá e em todo o Brasil, para oferecer a jovens do município oportunidades de carreira na indústria, comércio e setor tecnológico. Roberto Sgrott da Silva, gerente da unidade SESI/SENAI/IEL de Paranaguá, destaca que 500 alunos apresentarão cerca de 20 oficinas, cursos e orientações no evento, que acontece na sede do Senai, localizada na Rua Washington Luiz, 1189, Porto dos Padres. Na quinta-feira, 8, o evento acontece durante a manhã, tarde e noite, e na sexta-feira, 9, de manhã e tarde, com início programado para as 8h. 

O gerente afirma que em todo o Brasil 500 unidades irão participar da iniciativa, sendo cerca de 50 delas só no Paraná. “É uma mostra do que se desenvolve, principalmente da esfera profissional, na escola do SENAI. O projeto tem duração de dois dias e basicamente quem conduz as apresentações dos trabalhos desenvolvidos e dos projetos são os próprios alunos”, afirma Silva. “O aluno que está desenvolvendo é o que apresenta o projeto, seja de conclusão de curso ou do semestre, que tem relação com a área profissional que ele escolheu para se desenvolver na unidade em Paranaguá”, destaca.

“Temos algumas áreas de conhecimento em que atuamos como a eletroeletrônica, mecânica, automação, gestão e, mais recentemente, a de Portos. Cada um traz os projetos pedagógicos e tenta retratar como é o dia a dia dentro do nosso Mundo Senai, o que ele está desenvolvendo de competências e capacidades e como elas estão sendo aplicadas fora da escola”, afirma Silva. “O aluno vai explicar, por exemplo, o que faz um técnico de segurança do trabalho dentro da nossa sociedade. Ou seja, quem tem uma dúvida de como vocacionar sua área de trabalho”, destaca.

Unidade conta com mais de 500 alunos que participam de cursos de capacitação profissional, escolar e acadêmica

ABERTURA DO SENAI PARA A SOCIEDADE

O gerente ressalta a proximidade da unidade do SENAI com a sociedade do município, com ações do SESI de promoção da saúde e na segurança, algo desenvolvido também pelo Colégio SESI com a educação básica, e com a educação superior por meio do IEL. “Por termos estas outras duas entidades que compõem o sistema FIEP é que a gente traz o potencial de desenvolvimento e de alavancagem do munícipe, através dos nossos alunos e bem focados em nossas indústrias e empresas parceiras, as quais tentam fomentar, incentivando o empreendedorismo, efetividade, inclusão social e sustentabilidade”, acrescenta.

Atualmente há cerca de 500 alunos na unidade do Sistema FIEP em Paranaguá, os quais se envolverão direta ou indiretamente no Mundo SENAI. “A mostra será consistente, com densidade de propostas nestes dois dias. Convidamos toda a comunidade parnanguara, dos setores da educação básica, acadêmica e empresarial, para prestigiar as mostras de projetos desenvolvidos que podem impactar a vida do aluno que está saindo do Ensino Fundamental II, com mostra de jogos e parte de robótica, bem como para alunos do Ensino Médio, que não sabem muito bem que caminho tomar, para definir questão de formação técnica e/ou superior”, destaca, ressaltando que o evento ajuda os jovens a tomarem suas decisões. 

“Para quem já está no mercado de trabalho e é atuante, nós temos toda uma linha na educação profissional de aperfeiçoamento. Por exemplo, se eu sou soldador, teremos na mostra o que existe de novas tecnologias no processo de solda, as demandas das empresas, quais as capacidades que este profissional pode se capacitar para o mercado de trabalho”, finaliza Silva. 

“Todos os alunos do SESI e do SENAI estão envolvidos na montagem das oficinas e demonstração de projetos e cursos no Mundo SENAI. Toda a comunidade está convidada. Iremos receber alunos oriundos de vários escolas de Paranaguá. Fica também o convite para os empresários e possíveis parceiros em várias esferas com o Sistema FIEP”, finaliza o professor do Sistema FIEP, Jhonatan Luiz. 

 

Continuar lendo
Publicidade