conecte-se conosco

Educação

Mostra final do Ecoviver acontece nesta quinta-feira

Estudantes de quatro escolas estarão no palco do Teatro Rachel Costa

Publicado

em

Na quinta-feira, 20, a partir das 14h, acontece a mostra final das atividades do Projeto Ecoviver/2018 no Teatro Rachel Costa, de iniciativa do Ministério da Cultura e EcoRodovias. Serão apresentadas peças de quatro escolas que foram previamente selecionadas por uma equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI). 

Escola Arminda (Jardim Iguaçu) , é uma das finalistas

 

Entre 20 e 27 de agosto, as escolas apresentaram peças teatrais, muitas delas elaboradas e desenvolvidas pelos próprios alunos, mostrando as ações feitas e o aprendizado. Das 20 escolas, 4 peças foram selecionadas para apresentarem seu trabalho na Mostra Final de Paranaguá, em que 400 alunos terão a oportunidade de lotar o teatro e prestigiar o trabalho de seus colegas. 
Na ocasião, será apresentada a peça de teatro profissional “Um dia na vida de Capim”, com cenas e imagens lúdicas, que levam à reflexão de como as escolhas e atitudes do cotidiano podem impactar diretamente na preservação dos recursos naturais do planeta. 
Estarão no palco do Rachel Costa os alunos das escolas: Edineia Garcia (Jardim Samambaia), Nascimento Junior (Jardim Guaraituba), Castelo Branco (Vila Horizonte) e Arminda Souza (Jardim Iguaçu). O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura e Grupo EcoRodovias que acontece em diversos municípios desde 2006. Paranaguá é uma das 23 cidades do Paraná que colocam em prática o projeto. 

 Estudantes do Nascimento Junior tambem foram classificados

De acordo com Giovana Bisson, da Secretaria Municipal de Educação, os estudantes se superaram realizando atividades criativas dentro do tema proposto que gira em torno da sustentabilidade, água e alimentação.

“O Projeto Ecoviver fomenta e incentiva a comunidade escolar a fazer uma reflexão sobre suas práticas e rotinas, criando espaço para que, por meio da expressão artística, os alunos possam encontrar alternativas para transformar o meio em que vivem”, destacou.

 Estdudantes realizam peças teatrais envovlendo temas ligados ao meio ambiente

ECOVIVER

A primeira capacitação com os professores ocorreu em 18 de abril e expôs sobre os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU) e sobre a metodologia do projeto, a Jornada Ecoviver. Na segunda capacitação, em 9 de maio, os professores tiveram uma oficina prática sobre teatro onde conseguiram criar pequenas peças teatrais do começo ao fim, de sua própria autoria. 
Desde então, esses professores têm trabalhado em suas escolas envolvendo e promovendo ações com 1.890 alunos.

 Escola Eloina Loyola durante a apresentação feita no estabelecimento

“Entre as ações desenvolvidas, destacaram-se projetos contra o descarte irregular de resíduos, bullying escolar, economia e poluição de água, conservação dos caranguejos e preservação dos manguezais, alimentação saudável. E também a construção de hortas, incentivo à leitura e melhorias no espaço escolar, além de integrar o currículo com outros projetos que já ocorrem no município”, explicou a professora Giovana.
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress