conecte-se conosco

Educação

Incentivar a leitura é fundamental para as crianças

Psicopedagoga especialista em educação fala sobre a importância para o aprendizado

Publicado

em

A leitura é um hábito que para muitas pessoas ficou para trás após o surgimento da Internet. A 4.ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada no ano passado, apontou que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano, desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes.
Para 67% da população, não houve uma pessoa que incentivasse a leitura durante a infância e juventude, mas dos 33% que tiveram alguma influência, a mãe, ou representante do sexo feminino, foi a principal responsável (11%), seguida do professor (7%).
A leitura precisa ser incentivada no dia a dia para as crianças. O mais comum, para a psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga, é que as crianças comecem a ler por volta dos cinco anos de idade. 
“Ler para os pequenos e incentivá-los a ler é muito benéfico. Com a leitura eles não só aprendem coisas novas, como aprendem a escrever melhor, ampliam seu vocabulário e, é claro, melhoram seu desempenho escolar”, comentou a psicopedagoga.

 

CRIANÇAS MAIORES

Com as crianças um pouco maiores, os pais já podem começar a fazer leitura mais dinâmicas, lendo uma parte da história e dando a ela o livro para que ela possa tentar ler a outra parte, aos poucos ela vai se familiarizar com aquele livro até conseguir lê-lo inteiro e sozinha. Uma boa opção são as história ilustrada e com menos escrita, conforme a criança for evoluindo é possível aumentar a quantidade de palavras no livro. 

 

CLÁSSICOS PARA CRIANÇAS

  • O Menino Maluquinho

Clássico lançado em 1980 por Ziraldo, é uma referência mundial da literatura infantil. Versos e desenhos contam as aventuras e traquinagens de um menino e sua turma. Ele é quem alegra todas as casas, o menino que todos sonhamos ter sido. É a aventura contagiante de uma menino feliz.
Meu Pé de Laranja Lima
Lançado em 1968 e escrito por José Mauro de Vasconcelos, foi traduzido para mais de 52 línguas e publicado em 19 países, além de adaptado para o cinema, televisão e rádio. O livro conta a história de Zezé, um menino de cinco anos de uma família pobre e numerosa, criativo e extrovertido, sua amizade com Portuga e sua relação com um pé de laranja lima. 

  • O Pequeno Príncipe

É um clássico francês do escritor Antoine de Saint-Exupéry, um dos livros com mais traduções no mundo, 220 idiomas e dialetos. Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. 

Com informações da Assessoria / FOTO: Portal Brasil

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress