Logotipo

Formação humanizada e transformadora é meta contínua do Colégio Diocesano Leão XIII

09 de fevereiro de 2019

Parte da direção do Colégio Leão XIII que está preparado para receber seus alunos na próxima segunda-feira, 11

Compartilhe

Direção do colégio destaca aprovação em massa de alunos no vestibular em 2018 

Na segunda-feira, 11, o Colégio Diocesano Leão XIII inicia o ano letivo de 2019. Nos últimos anos, o colégio tem obtido êxito no desenvolvimento de projetos em prol da inclusão da tecnologia na educação dos seus alunos, bem como na integração da família e valores fraternos para a formação de cada estudante, algo que deve dar um passo ainda maior em 2019. O resultado é uma integração cada vez maior entre a comunidade escolar, pais e responsáveis, alunos e sociedade local, focando a formação de cidadãos conscientes, bem como uma educação de qualidade, com aprovação de alunos do Ensino Médio para as melhores universidades do Paraná e do Sul do Brasil. 

O vice-diretor do Colégio Leão XIII, Alessandro Staniscia, saudando ao diretor Padre Eliel Venâncio, destacou que a acolhida é a marca histórica do colégio. "Não desejamos apenas que nossos alunos desde o Infantil até o Ensino Médio passem no vestibular, queremos crianças felizes, e como ensinou o Papa Francisco, a educação é um processo que se faz com a cabeça para pensar, com o coração para sentir e com as mãos para realizar. Felizmente a marca do Leão XIII é de uma educação transformadora e humanizada”, destaca. "Nesta última semana muitos pais compareceram de última hora para confirmar a matrícula dos seus filhos. Com alegria vemos que o número de alunos novos em 2019 está superando o de anos anteriores", completa.

Houve investimento na estrutura do colégio em 2018 e em 2019, algo que beneficiará ainda mais a educação da instituição. "Revitalizamos dois equipamentos fundamentais na vida de uma escola. No primeiro semestre de 2018 inauguramos um novo laboratório de química, com aquisição de equipamentos novos e contratação de um professor de química próprio para o laboratório. Estamos instalando uma nova biblioteca, com um desafio de se tornar um ambiente ainda mais acolhedor para os alunos do ensino infantil e médio, no turno e contraturno, com novos computadores e móveis”, destaca.

Padre Eliel Venâncio, diretor do Colégio Diocesano Leão XIII

PROJETOS

Segundo o vice-diretor, haverá a implantação do projeto "Música em Família", com foco em fazer as crianças aprenderem, mas com uma formação humana e integrada com a família. "Iremos agregar muito mais com esta coleção 'Música em Família', que não existe no litoral e talvez seja aplicado em uma ou duas escolas em Curitiba, por ser algo inovador para nós. Fará uma ponte de aproximação ainda maior entre pais e alunos", detalha, ressaltando que o material do projeto será totalmente gratuito a todos os estudantes. 

Varseli Corrêa Farias, coordenadora do Ensino Médio e Ensino Fundamental I, afirma que a escola realiza projetos tecnológicos, mas sem esquecer a questão humanizadora e de proximidade. "Este projeto 'Música em Família' vem de encontro ao que já propomos, é uma ferramenta a mais para a educação transformadora. Ele vai da Educação Infantil ao 5.º ano, ele trabalha a questão do um para o outro, o que eu sou para o outro, resgatando a convivência na escola, entre amigos, professores e entre a família", detalha.

Professora Rosiane Russi, coordenadora do Fundamental II (Foto: Divulgação Leão XIII)

APROVAÇÃO EM MASSA NO VESTIBULAR  2018

"Tivemos várias atrações nas universidades federais, na UFPR e na UFSC, além do que esperávamos um aluno nosso obteve aprovação em 1.º lugar em Santa Catarina no curso de Engenharia Naval. Estudantes foram aprovados para áreas como Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil, Química, enfim, em cursos muito concorridos. Isto é resultado de um trabalho, muitos deles começaram desde o Maternal no colégio, outros vão entrando e vão agregando ao colégio", explica, ressaltando que as aulas do Terceirão já iniciaram no dia 4 de fevereiro. 

NOVA COORDENADORA DO ENSINO INFANTIL

Fabiane Gonçalves Polette assumiu em 2019 a função de coordenadora de Educação Infantil. "Ela tem o carinho, confiança, respeito e consideração dos nossos alunos, com ampla participação no colégio, fazendo crescer a confiança e a admiração no trabalho dela. Não sei se nós escolhemos ou fomos escolhidos pelo trabalho da professora Fabi", comenta Staniscia, destacando a confiança dos pais na nova coordenadora e frisando que ela foi um dos alicerces do projeto "Música em Família" que será aplicado em 2019 e foi descoberto nas maiores feiras de Educação na América Latina pelo Leão XIII. 

"É uma expectativa grande e um desafio assumir a coordenação de ensino infantil, apesar de passar por inúmeras etapas no colégio, mas agora é tudo novo, falo para os professores que aprenderemos juntos. É muita responsabilidade assumir o posto da professora Ucraína Moreira de Oliveira, substituir ela não será muito fácil, mas estamos aí para seguir em frente", afirma a coordenadora de Educação Infantil, Fabiane Pollete. Ela trabalha há 24 anos no Colégio Leão XIII e agradeceu a confiança da direção.

Nova biblioteca do colégio é moderna e visa uma educação humanizada (Foto: Divulgação Leão XIII)

MENSAGEM PARA ALUNOS E PAIS NO ANO LETIVO DE 2019

"Antes de mais nada a palavra é gratidão aos pais por nos legarem a confiança do maior patrimônio que eles possuem que é a educação dos seus filhos. Estamos prontos, preparados e sempre atentos. Estimulamos e convidamos os pais para a participação na vida escolar do nosso colégio. Educação é algo que construímos juntos", ressalta o vice-diretor, Alessandro Staniscia, destacando que o trabalho da Pastoral Escolar seguirá ocorrendo em 2019. "A expectativa é iniciar o ano letivo com muita garra e alegria de estarem aqui conosco. O colégio é acolhedor, trabalha as competências, faz com que o aluno cresça, mas sem esquecer do essencial que é preparar para a vida", afirma a coordenadora Varseli Farias. 

O assessor da direção do Colégio Leão XIII, Cesar Tagliari, destacou que todos os alunos serão muito bem recebidos no ano letivo de 2019 e frisou a importância do professor ser próximo e amigo dos estudantes. "A expectativa é a melhor possível. Conversamos com o Terceirão e vimos que eles estão no foco, algo estimulado pelos resultados do ano passado. A equipe está em sintonia para harmonizar sempre a questão do jovem, não é só repassar o conteúdo, como colégio, professores e pessoas somos exemplos para eles", acrescenta. 

COMUNICAÇÃO MAIS PRÓXIMA DOS ALUNOS E PAIS

De acordo com André Souza, responsável pela Comunicação Social do Colégio Diocesano Leão XIII, o investimento no contato direto com os alunos e pais é algo contínuo com perfis do colégio no Facebook e Instagram, bem como no WhatsApp. "Tentamos com a comunicação chegar ainda mais perto dos nossos alunos. Fazemos postagens continuamente para eles e para as famílias. Estamos sempre trabalhando em conjunto, acompanhamos eles que vivem continuamente nas redes sociais", finaliza Souza. 

Além do diretor do Colégio Diocesano Leão XIII, o padre Eliel Venâncio e do vice-diretor, Alessandro Staniscia, o corpo de direção conta com Varseli Corrêa Farias, coordenadora do Ensino Médio e Ensino Fundamental I, Rosiane Russi, coordenadora do Ensino Fundamental II, Fabiane Gonçalves Polette, coordenadora de Educação Infantil, Lenise Querquen Ribeiro, responsável pelo Ensino Integral, Cesar Tagliari, assessor da direção e André Souza, responsável pela Comunicação Social. 

Confira o vídeo do projeto "Música em Família" que será desenvolvido no Colégio Diocesano Leão XIII em 2019: 


Colunistas