conecte-se conosco

Educação

Estudantes aprendem sobre o uso seguro da energia elétrica

Atividade faz parte do programa Copel Iluminando Gerações

Publicado

em

Os estudantes da Escola Municipal Sully Vilarinho, Ponta do Caju, tiveram uma palestra sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. A atividade faz parte do projeto ‘Copel Iluminando Gerações’ que é levada pela própria Copel em diversos estabelecimentos de ensino.

Na ocasião as crianças puderam tirar dúvidas sobre diversos assuntos ligados à energia elétrica. Por que passarinho não leva choque? Por que o raio pode queimar os aparelhos em casa?  Foram algumas das perguntas feitas pelos estudantes com idades entre 9 à 12 anos.

 Crianças se interessaram pelo assunto fazendo perguntas

O objetivo do programa é apresentar orientações sobre o uso correto da energia elétrica e recomendações básicas para evitar acidentes. Os alunos receberam cartilhas explicativas que mostram o caminho da energia elétrica até as casas, os seus benefícios, as principais situações de risco e como se prevenir.

Durante a palestra as crianças aprenderam também  sobre os cuidados que devem ser tomados com eletrodomésticos e o contato com a água. Além disso todos ficaram sabendo como manusear lâmpadas, antenas de TV e chuveiro elétrico e os cuidados necessários com a preservação do meio ambiente.

Na cartilha educativa os estudantes puderam aprender de forma divertida o que fazer em caso de choque e ainda os aparelhos elétricos que mais consomem energia. A questão das pipas pertos de fios de luz e árvores que tenham fios de energia por perto também gerou perguntas pois são fatos que fazem parte da vida das crianças.

O estudante Otávio Augusto Teodoro de Jesus, 10 anos, contou que aprendeu bastante durante a palestra.

“Aprendi que temos que economizar energia dentro de casa, e também que não devemos tentar tirar a pipa do poste quando ela se enroscar porque pode causar acidentes”, contou.

A atividade na escola foi realizada pelos técnicos da Copel Ademar Ramos e Bruno Gelinski. No final da palestra eles entregaram um Kit Escola, para serem multiplicadores das informações, levando as cartilhas para suas casas transmitindo aos pais e  familiares as práticas de segurança e cuidados com a natureza.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta