conecte-se conosco

Educação

Escolas municipais iniciam o ano letivo de 2019

Mais de 17 mil alunos retornaram às salas de aula na terça-feira, 12

Publicado

em

O ano letivo de 2019 iniciou nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) de Paranaguá na terça-feira, 12. As unidades estavam preparadas para receber os cerca de 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Os profissionais da educação passaram por uma capacitação com o Programa Escola da Inteligência, com foco na educação sócio-emocional.

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, contou que as aulas começaram de forma tranquila em todas as escolas.

“Pelas visitas realizadas nas instituições, o número de alunos presentes atendeu de maneira satisfatória a expectativa para o primeiro dia de aula”, ressaltou Vandecy.

A Escola Municipal Manoel Viana estava bastante movimentada durante a manhã e a tarde de terça-feira. Alunos antigos e novos da escola foram até a unidade com os pais ou responsáveis conhecer seus professores, os colegas e a sala de aula. A pedagoga orientadora da Escola Manoel Viana, Jurema Bernadete da Costa Porto, afirmou que a instituição se preparou para receber da melhor forma possível os 309 estudantes.

Pais acompanharam os filhos no primeiro dia de aula

“Esse número já é maior que no ano passado, quando tínhamos 292, um pouco a mais, mas para nós é muito gratificante por sermos uma escola parcial e muito bem requisitada pelos pais, que sempre procuram matricular seus filhos aqui. A nossa vontade é acolher mais muito mais alunos, mas não temos realmente espaço suficiente”, explicou Jurema.

Neste primeiro dia, os pais puderam acompanhar os filhos até as salas de aula. “Temos alguns alunos novos, do primeiro ano do Ensino Fundamental, que vieram da educação infantil, que chegam com total autonomia, vão ao banheiro sozinhas. Mas, aquelas que não frequentaram a pré-escola se acostumam rápido, logo na primeira semana. Não temos essa dificuldade da criança chorar, essa resistência em ficar na escola”, frisou Jurema.

A escola também tem acessibilidade para receber as crianças das chamadas classes especiais, com alunos que possuem alguma deficiência.

PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA

Todos os professores, diretores e pedagogos, durante a segunda-feira, 11, passaram por uma capacitação para o início das aulas.

“Recebemos todas as orientações sobre como será o ano letivo. Temos neste ano o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no qual temos que atingir a meta oito, por isso temos que nos esforçar bastante e estarmos comprometidos com a parte pedagógica”, reforçou Jurema.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil, obtido por meio de provas aplicadas a cada dois anos a estudantes dos anos inicias e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A pedagoga salientou o projeto de avaliação da Semedi previsto para este ano. “Haverá um sistema único de avaliação e, nós pedagogas, achamos muito interessante, creio que será bem proveitoso aos alunos. Vamos poder fazer um acompanhamento e verificar onde precisamos melhorar”, concluiu Jurema.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress