Logotipo

Escola Iracema dos Santos recebe a iniciativa Estante de Histórias

15 de junho de 2018

Solenidade contou com apresentação de estudantes da escola

Compartilhe

Iniciativa do Instituto Mosaic e Semedi é despertar nas crianças o prazer da leitura

O Instituto Mosaic, entidade ligada à Mosaic Fertilizantes, viabilizou, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, com apoio da VR Projetos, a iniciativa Estante de Histórias. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Iracema dos Santos, na Ilha dos Valadares. 

A iniciativa reforça o compromisso do Instituto Mosaic em contribuir com a educação em todas as comunidades em que atua e parte do objetivo de, por meio da doação de estantes de livros e da oficina para todos os professores da rede, fazer com que a escola amplie a compreensão sobre a importante função na formação de leitores e contribua para que a leitura de qualidade aconteça na rotina das crianças, já que é essencial para a garantia do direito ao acesso à cultura escrita. 

 Representantes da Fospar, Semedi e professores da escola durante a cerimônia

De acordo com o gerente de terminal marítimo da Mosaic Fertilizantes, Fernando Fiorucci, a entrega faz parte do plano de responsabilidade social da empresa. “Temos um foco que é a educação e este é o segundo ano que fazemos a entrega da estante de histórias. No ano passado, outras seis escolas receberam os livros. A iniciativa também envolve capacitação para os professores para que possam fazer o melhor uso possível das atividades propostas”, explicou. 

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e a secretária Municipal de Educação, Vandecy Dutra, foram representados na ocasião pela superintendente de políticas públicas educacionais, Bianca Cristina Bastos Pinheiro. Ao fazer uso da palavra, Bianca enfatizou a importância que a iniciativa exerce junto à comunidade escolar, no sentido de desenvolver o hábito da leitura. “Agradecemos à Mosaic/Fospar o investimento em educação, pois se trata de uma aquisição que beneficia a sociedade atual e futura. Este é um dos compromissos da atual administração”, apontou. 

O diretor da escola Iracema dos Santos, professor Antônio Gonçalves, agradeceu ao Instituto Mosaic a entrega dos livros

De acordo com Vera Shida, da VR Projetos, o mais importante é a soma de esforços para alcançar o objetivo comum que é promover a educação. “Nós promovemos projetos para educação de acordo com o orçamento que a empresa tem no que se refere ao incentivo fiscal. Assim, conseguimos investir tanto nos alunos como nos professores que juntos irão atuar com essa ferramenta tão importante que é a leitura. Os professores das oito escolas que estão sendo contempladas irão receber uma capacitação na tarde de quinta-feira no Sesc para explorar ainda mais a estante de histórias”, destacou.    

Bianca Pinheiro, da Secretaria de Educação, enfatizou a importância que o projeto exerce junto à comunidade escolar

O diretor da Escola Iracema dos Santos, professor Antônio Gonçalves, agradeceu ao Instituto Mosaic a entrega dos livros e contou que a expectativa é grande para iniciar as atividades de leitura com os novos livros. O vereador Fabio Santos também prestigiou a solenidade.  

A INICIATIVA


No total, 14 escolas de Paranaguá já contam com a iniciativa

O “Estante de Histórias” tem como objetivo principal promover a leitura entre as crianças, disponibilizando para as escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos livros infantis, selecionados por profissionais da área de educação. O acervo contém 50 títulos, sendo dois exemplares de cada, totalizando 100 volumes entregues dentro de uma bela estante colorida personalizada com temas e personagens que despertam na criança o interesse em conhecer os livros e o prazer da leitura.

Vera Shida, da VR Projetos, diz que o mais importante é a soma de esforços para alcançar o objetivo comum

De acordo com o gerente de terminal marítimo da Mosaic Fertilizantes, Fernando Fiorucci, a entrega faz parte do plano de responsabilidade social da empresa


Colunistas