conecte-se conosco

Educação

Educadores sociais participam de encontro

Regulamentação da profissão foi um dos temas debatidos

Publicado

em

Os Educadores Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá, participaram de um encontro em Curitiba. O evento aconteceu no Instituto de Filosofia e Libertação, na capital do Estado.

O Encontro de Educadores Sociais e Populares foi  promovido pelo Fórum de Educadores Sociais e Populares do Paraná, FESP-PR. “Entre as pautas discutidas no encontro, estavam a necessidade de regulamentar a profissão de educador social no Brasil e a criação de um curso de Graduação Superior para educador social nas diferentes modalidades: Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura”, destacou Wagner Peixoto, educador social de Paranaguá.

Na pauta do encontro, também se discutiu uma maior promoção e valorização da profissão de educador social nos âmbitos municipal, estadual, federal e internacional. Além dos educadores de Paranaguá, estiveram presentes ao encontro educadores sociais e populares de Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais e Curitiba.

O educador social é responsável por atividades pedagógicas, que visam à promoção e à integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em situação vulnerável. O educador social baseia o seu papel profissional na abordagem entre o indivíduo e o meio, em que o educando adquire as ferramentas necessárias para assumir a autonomia de vida.

LEGISLAÇÃO

Projeto de lei que regulamenta a profissão de educador social, categoria que atua para resgatar pessoas em situação de risco social, tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Publicidade






Em alta