conecte-se conosco

Educação

Curso gratuito de produção sem agrotóxicos e comercialização de ervas medicinais da Unespar

Durante o curso os participantes recebem informações sobre como cultivar e comercializar alimentos orgânicos e ervas medicinais.

Publicado

em

O projeto Ervas Medicinais Orgânicas do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR Campus de Paranaguá está ofertando cursos gratuitos de cultivo e comercialização de alimentos orgânicos com foco em de ervas medicinais, aromáticas e condimentares. 

Durante o curso, os participantes recebem informações sobre como cultivar e comercializar alimentos orgânicos e ervas medicinais.

O curso é ministrado pela engenheira agrônoma Caroline Mariane Flores, formada pela Universidade Estadual do Paraná – UFPR e pela administradora Luciane Franco, formada na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR Campus de Paranaguá. Tem como coordenador o professor Adilson Anacleto do Departamento de Administração da Unespar, e gestora operacional, Raíssa Kemy Rocha Reis, acadêmica do curso de Administração da Unespar. 

Engenheira agrônoma Caroline Flores, coordenador do projeto professor Adilson Anacleto, do Departamento de Administração da Unespar, gestora operacional Raíssa Reis e a administradora Luciane Franco estão divulgando o curso   

A engenheira agrônoma, Caroline Mariane Flores, destaca que o objetivo é dar orientações básicas de cultivo das ervas medicinais. “Buscamos mostrar para as pessoas que é possível produzir as ervas medicinais ou outro tipo de horticultura orgânica aqui no litoral. Pode ser feita no quintal de casa, com pouco espaço, sem gastar muito dinheiro e podendo ter um retorno financeiro, vendendo alguma muda de erva medicinal ou as folhas secas, agregando algum valor para a renda da família e também se beneficiando para consumo próprio”, enfatiza Caroline. 

Administradora Luciane Franco tem a função de orientar os participantes quanto à comercialização. “Hoje a principal dificuldade dos produtores e de como comercializar o seu produto. Eles recebem conceitos e empreendedorismo, marketing e legislação, para que possa se tornar um micro empreendedor individual (MEI) e como este nicho de marcado pode se tornar um complemento de renda”, comenta Luciane, ressaltando a importância da divulgação do produto através da propaganda e publicidade. 
A gestora operacional do projeto, Raíssa Kemy Rocha Reis, destaca que o grupo é coeso. “Para fazer a operacionalização do projeto é necessário conhecer todo o processo, o que cada um precisa. Tenho a incumbência de fazer toda a divulgação do projeto e dou apoio com os certificados e na confecção do manual que é distribuído de forma gratuita”, relata Raíssa, explicando que ao final do curso, cada participante recebe sem custos um certificado pela participação.

 

O coordenador do projeto, o professor Adilson Anacleto, explica como nasceu o projeto. “O projeto inicial tem o nome de Agricultora Orgânica em Comunidades Socialmente Vulneráveis no litoral do Paraná, e nesta segunda fase de Ervas Medicinais. O projeto nasceu há dois anos, e o município de Paranaguá assim como todo o litoral, em sua maioria está inserido em região de florestas, seja Mata Atlântica ou manguezais. Estas áreas estão protegidas por lei, sendo impossível o uso de agrotóxicos. E começamos a ter um êxodo, e algumas famílias que moravam na área rural, passaram a morar nos centros urbanos. E o projeto com a equipe veio para tentar fazer a produção de alimentos sem o uso de agrotóxico, e tentando dentre várias coisas reverter o êxito rural”, enfatiza professor Adilson Anacleto, explicando que o curso é voltado à população do litoral paranaense, e gratuito.

Curso e Inscrições

Local: Campus da UNESPAR.
Dia: 26/2
Horário: 13h30 às 17h30
Inscrições pelo Facebook ou diretamente no Campus da Unespar (antiga FAFIPAR), Rua Comendador Correa Júnior, 117, de segunda a sexta-feira das 14h às 17h.
Para maiores informações: Página do Facebook – Holipar Organicos
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress