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Educação

Colégio Vidal Vanhoni tem maior evolução no Ideb entre as escolas estaduais

Núcleo de Educação analisou resultado do índice de desempenho das instituições em Paranaguá

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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a cada dois anos e funciona como um indicador que possibilita monitorar a qualidade da educação em todo o País. O cálculo é obtido com uma prova que testa o aprendizado dos alunos em português e matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Segundo o índice, as escolas públicas de Paranaguá tiveram a média de 3.3 para o Ensino Médio, número abaixo do esperado.

No entanto, algumas instituições de ensino no município se destacaram e avançaram muito no desempenho, como é o caso do Colégio Estadual Vidal Vanhoni, o qual apresentou a maior evolução na nota quando comparado com o índice de 2015.

Em nota, o Núcleo Regional de Educação (NRE) fez uma avaliação positiva, apesar de o resultado estar abaixo da meta projetada pelo Ideb, pois o desempenho aumentou em relação a 2015. “Apenas uma única escola obteve nota menor em relação ao seu desempenho anterior, todas as outras tiveram um aumento significativo em suas notas. Lembrando que o resultado tem como base dois fatores: o rendimento escolar (taxa de aprovação) e o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)”, explicou o Núcleo.

COLÉGIO DESTAQUE

Em Paranaguá, 22 escolas realizaram a prova. A melhor avaliada foi o Colégio Estadual Vidal Vanhoni, que saltou de 3,2 (2015) para 4,8 (2017), sendo que a meta projetada pelo Ideb era de 5

 “O Colégio apresentou a maior taxa de evolução entre as escolas estaduais do litoral. Há outras escolas com notas mais altas, porém nenhuma delas elevou seu índice de maneira tão significativa quanto esta”, avaliou o Núcleo de Educação.

Segundo o NRE, o desempenho das escolas nas avaliações externas é resultado de muitos fatores, mas destaca o trabalho dos profissionais no processo educativo. “Atribuímos à equipe diretiva e pedagógica, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar, a qualidade da gestão administrativa da escola, práticas pedagógicas adequadas às necessidades dos alunos, acompanhamento sistemático e contínuo da aprendizagem, ambiente escolar agradável, organizado e acolhedor; o envolvimento dos pais, a dedicação dos estudantes e o compromisso social e ético dos educadores”, mencionou.

O objetivo do Ideb não é criar um “ranking” entre as escolas, mas oferecer uma observação sistemática capaz de permitir traçar metas de ensino e proposições de políticas públicas em prol da qualidade da educação.

 

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