conecte-se conosco

Educação

Colégio Estados Unidos resgata sua história na Semana da Integração

Carlinhos Aracaju contou como era a vida escolar no final dos anos 50 e 60

Publicado

em

Começou na segunda-feira, 12 e segue até a sexta-feira, 16, a Semana da Integração no Colégio Estadual Estados Unidos da América. Inúmeras atividades estão mobilizando a comunidade escolar, promovendo o resgate da história da instituição de ensino.

As atividades foram abertas com o propósito de mostrar o passado, precisamente em 1944, ano em que o colégio foi inaugurado e as décadas seguintes. Para isso, o estabelecimento de ensino contou com a presença do ex-aluno Carlinhos Aracaju, o qual iniciou seus estudos no pré-escolar em 1954 no Colégio Estados Unidos, dez anos após a inauguração.

“O prédio é o mesmo, mas muita coisa mudou. Naquele tempo  essa região aqui era um bairro residencial e o colégio era um dos maiores da cidade em número de alunos juntamente com o Faria Sobrinho, no centro da cidade”, destacou Aracaju, mostrando  as fotografias de recordação escolar de 1960. Os estudantes acompanharam com atenção as palavras que narraram boa parte da história da instituição de ensino. Na tarde de segunda-feira outros ex-estudantes estiveram no colégio dando seus depoimentos, dentre as quais Odete de Souza, André Vidal, Marici do Rocio Veloso Capeta, Dinasir da Silva Alves e outros.

De acordo com a pedagoga Luciana Castilho, as atividades incluem uma caminhada até o centro da cidade envolvendo também o aspecto histórico. Na quarta-feira, 14, os estudantes estarão indo a Curitiba fazendo parte dos estudos de geografia. “A participação do Carlinhos Aracaju foi interessante porque houve uma união entre gerações. Ele nos mostrou como eram os estudos no tempo dele”, ressaltou a pedagoga.

 

 

Outra questão reforçada por Luciana foi em relação à estrutura do prédio que, segundo ela, não existe em Paranaguá por fazer parte de um modelo americano da época, incluindo salas amplas, teatro, sala de educação física e outros espaços criados nos moldes das escolas norte-americanas.

 

HISTÓRIA

O prédio onde funciona o Colégio Estadual Estados Unidos da América foi construído pelo governo do Estado, na Gestão de Manoel Ribas em terreno doado pela firma americana Cia Leon Israel, sendo seu diretor gerente Paulo da Cunha Franco, na época, o prefeito de Paranaguá; recebeu o nome de Grupo Escolar “Estados Unidos da América”, em homenagem ao povo norte-americano, de quem recebeu por doação o terreno. O estabelecimento tem como patrono Franklin Delano Roosevelt; que era na época o presidente dos Estados Unidos. Foi inaugurado em 19 de abril de 1944 com a presença de autoridades locais.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress