Logotipo

Biblioteca Municipal expande serviços e oferece acesso à Internet

10 de março de 2019

Espaço foi modernizado atendendo às novas tendências de pesquisas.

Compartilhe

No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, uma profissão que, para muitos, é um portal para um mundo ilimitado de conhecimentos. A profissão vem se adaptando ao longo dos últimos anos em função da era virtual. 

Em Paranaguá, um destes exemplos é a Biblioteca Municipal Leôncio Correia, que foi revitalizada e teve seus serviços ampliados. As obras foram entregues juntamente com o novo auditório e também um espaço ao ar livre para estudos e pesquisas, incluindo também a consulta na Internet.  

Cerca de 10 pessoas passam por dia pelo local neste período de retorno às aulas. De acordo com as bibliotecárias que atuam no local, a tendência é que esse número aumente nos próximos dias em função do período escolar. 
O espaço possui cerca de 3 mil livros, entre eles, várias relíquias. São livros que datam das décadas de 1930 a 1960, estão em perfeito estado e ficam ao lado dos computadores que dão acessos aos modernos livros digitais, mostrando que o antigo e o atual convivem em perfeita harmonia. 

Essas obras servem de fontes para estudos acadêmicos e também como base para criação de teses para conclusão de cursos de graduação. Quem afirma é a funcionária do local, Izabeli Santos. “Muitas dessas obras antigas continuam sendo solicitadas principalmente os artigos locais como as edições da revista ‘O Itiberê’ que servem de pesquisas acadêmicas.

Pessoas de outras cidades também já estiveram aqui em busca de registros históricos para seus estudos”, conta. 
A expansão nos atendimentos ocorreu após a revitalização, que criou uma nova imagem do local, ficando mais arejado e com os livros à mostra por causa dos novos mobiliários que estão dispostos em torno das mesas de pesquisas. “A procura também é grande pelo empréstimo de livros que aumentou bastante após a revitalização. Nos períodos de vestibular as obras literárias foram muito requisitadas”, destaca.   

Para emprestar um livro é fácil. Basta fazer a carteirinha no local levando o CPF, RG, comprovante de residência e duas fotos 3x4. A Biblioteca funciona das 8h às 18h de segunda à sexta-feira. 

HISTÓRIA

A Biblioteca Municipal Leôncio Correia é uma das mais antigas do Paraná, tendo sido fundada em julho de 1963. Entre as obras históricas se destaca “Um século de Poesia”, publicada pelo Centro Paranaense Feminino de Cultura em comemoração ao primeiro centenário da Emancipação Política do Paraná em 1959. O livro contém uma dedicatória feita pela professora Sully Vilarinho, a qual doou a obra para a Biblioteca. 

Colunistas