Logotipo

Após rifa solidária, comunidade escolar entrega cadeira de rodas e de banho a aluno especial

10 de agosto de 2018

Diretora destaca que mais de 700 pessoas venderam rifas que possibilitaram ajuda a Enzo

Compartilhe

Na manhã de terça-feira, 7, a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jurandir Rozendo de Lima, realizou a entrega de uma cadeira de rodas, uma cadeira de banho e agasalhos para Enzo Gabriel Alves Lemos Corrêa, aluno cadeirante do espaço educacional. O aluno tem apenas três anos de idade. A diretora do CMEI, Karime Klingelfus Congrossi Moreira, que foi também a idealizadora da iniciativa, afirma que o sucesso da campanha só foi possível graças a mais de 700 pessoas da comunidade, de outras escolas, bem como de apoio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

"O CMEI Jurandir Rozendo de Lima possui em seu quadro um aluno  cadeirante, o Enzo, com três anos de idade, que possui atrofiamento muscular nos braços e nas pernas. Ele estava usando uma cadeira muito pequena para ele e estava se sentindo incomodado, visto que a cadeira não acompanhava o seu crescimento. Além disso, a família dele é carente, então a Associação de Pais do CMEI junto com o Conselho Escolar decidiu fazer uma rifa solidária no final de maio e início de julho para arrecadar recursos e tentar ajudar a família e esta criança", explica a diretora Karime Moreira. "Além disso ele queria parar de usar fralda (desfralde), o que ensejou a necessidade de comprar a cadeira de rodas e a cadeira de banho", explica.

Segundo a diretora, houve apoio de outras escolas de Paranaguá, professores da rede municipal de ensino, familiares, empresas do município na compra e venda da rifa solidária. "Conseguimos obter um valor expressivo com o qual foi possível comprar as duas cadeiras, a de rodas e a de banho, bem como 12 peças de roupa de inverno para o nosso aluno utilizar. Entregamos na terça-feira, 7, todos estes itens que compramos com a rifa. Esta foi uma decisão do Conselho Escolar e Associação de Pais com os professores, o que possibilitou a compra das cadeiras e dos agasalhos com esforço de todos", complementa. "Todos se sensibilizaram e juntaram forças", explica.

Venda da rifa solidária possibilitou também compra de roupas de inverno para Enzo (Foto: Semedi/PMP)

De acordo com Karime, a família de Enzo recebeu com muita felicidade os itens comprados com a rifa, algo reforçado pelo fato da família estar com algumas dificuldades financeiras, em virtude de o pai estar empregado e a mãe procurando emprego atualmente, bem como devido ao tratamento do filho, que necessita de muitos deslocamentos a Curitiba. "Eles participaram também da venda da rifa. A Semedi ajudou também na compra das rifas, estando presente no dia da entrega da cadeira de rodas e de banho, bem como dos agasalhos, mas a iniciativa foi do CMEI", explica.

"Queremos fazer não só o básico, mas o melhor para as crianças. Foi algo bem bonito, uma união de forças de mais de seis escolas, com nossa comunidade escolar e os pais ajudando", complementa a diretora. "Quem semeou a ideia fui eu, de mobilização para arrecadar algum valor para comprar pelo menos uma cadeira, porém a iniciativa cresceu mais, demonstrando que a união faz a força", explica.

A diretora de Educação Infantil da Semedi, Paula Pereira, em nome da secretária de Educação, Vandecy Dutra, elogiou a ação e fez questão de agradecer a participação de todos que compraram a rifa. "Parabéns a todos os funcionários e Conselho Escolar do CMEI Jurandir que promoveram a solidariedade e a inclusão. Observar a integração do Enzo com as demais crianças e professoras é revigorante, me faz reafirmar que na Educação Infantil eles aprendem muitas e muitas coisas nas interações e brincadeiras", finaliza.

AGRADECIMENTO

"O CMEI Jurandir Rozendo de Lima agradece a todos que compraram as rifas, pois foram estas pessoas que puderam nos ajudar a fazer este momento. Muita gente que nem conhecemos nos ajudou. Agradecemos a todos que se empenharam para vender as rifas e organizar a iniciativa. Conseguimos uma média de 720 pessoas comprando a rifa, foi assim que conseguimos fazer esta boa ação em prol do Enzo", finaliza a diretora Karime.

 

Colunistas