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Educação

Alunas da UFPR Matinhos apresentarão projeto na Colômbia

Daiane e Valéria seguirão para o País vizinho, no dia 12 de outubro

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Duas alunas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral – Matinhos, Daiane de Souza Cabral e Valéria Claudino Rodrigues, irão dia 12 de outubro para a Colômbia apresentar seus projetos voltados aos cuidados com o meio ambiente. Ambas estão no segundo ano do curso de Licenciatura em Ciências. De acordo com a acadêmica Daiane, as duas são apaixonadas por educação ambiental. “Temos uma paixão muito grande por educação ambiental tanto que estamos desenvolvendo um projeto na universidade para resgatar muitas coisas que estão se perdendo no litoral no que diz respeito a questões ambientais”, afirmou. “Nossa primeira proposta foi sobre a investigação no lixão de Matinhos que era para ser um aterro sanitário. Estamos em um processo de estudo sobre o lixão. Além disso, temos um trabalho sobre qualidade do ar em Paranaguá, em algumas escolas. Esse é um projeto da UFPR junto com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Laboratório móvel de educação Científica da UFPR”, detalhou.

A acadêmica Valéria disse que a partir desses projetos surgiu o convite da universidade de Medellin, na Colômbia, para que as alunas apresentassem o projeto. “Tivemos uma semana de integração internacional das licenciaturas, quando algumas pessoas da Colômbia vieram para participar desse evento e agora haverá uma semana parecida com a nossa em Medellin e fomos convidadas para representar a UFPR e levar nossos projetos”, explicou. “Esse aprendizado é um diferencial que a UFPR Litoral tem”, observou.

Dia 12, as duas embarcam para a Colômbia, onde permanecerão até dia 24 de outubro. As acadêmicas disseram que estão com expectativas positivas para a apresentação dos projetos e frisaram o apoio fornecido pela UFPR para iniciativas como essa. “Temos grandes expectativas e é gratificante saber que nossos projetos despertaram algo lá fora. Vamos mostrar como conseguimos integrar esse projeto através de uma universidade. É um aprendizado diferente, o qual é passado às crianças em escolas parceiras”, afirmaram.

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