conecte-se conosco

Educação

Ação preventiva nas escolas melhora saúde bucal das crianças

Além de conscientizar sobre a importância da escovação, dentista realiza pequenas restaurações

Publicado

em

A dentista Andressa Bassani realiza atendimento diário na Escola Municipal Nascimento Junior, localizada no Jardim Guaraituba. Todos os alunos do estabelecimento participam do trabalho preventivo que também envolve restaurações dentárias.

Todas as atividades acontecem com autorização dos pais. “No ano passado, eu estava na Escola Municipal Maria José Henrique Tavares e o resultado foi muito bom. Atendemos crianças de 5 a 10 anos e instruímos a forma certa de escovação”, explica.

 

RESTAURAÇÃO INDOLOR

Na escola Nascimento Junior é realizado um tratamento restaurador atraumático, dentro do programa de atenção à saúde bucal.

“No caso da restauração, não usamos broca, e sim uma cureta que é uma colher pequena. Preservando o máximo da estrutura dentária evitando assim possíveis extrações. A massa bacteriana é removida e o dente é fechado com material restaurador adequado, as bactérias que permanecem no local não são capazes de dar continuidade ao processo. O interessante é que a remoção dessa massa bacteriana é indolor, o que dispensa o uso de anestesia”, explica a dentista.

Essa técnica é chamada de restauração atraumática. Acessível, rápida, menos invasiva e que não provoca desconforto. Favorece a adaptação comportamental do paciente.

 

PREVENÇÃO

Para a pedagoga Flavia Lima, o importante é incentivar a questão da cultura da higiene bucal.

“Nós sabemos que para muitas famílias falta conhecimento em relação à prevenção, é neste sentido que atuamos. A maioria das pessoas só procura pelo dentista quando sente dor ou acontece alguma coisa. A presença da dentista em nossa escola vem justamente para reverter essa cultura. A presença dela nas salas é um passo importante para o avanço da conscientização. Ela orienta as crianças e faz os encaminhamentos, caso necessário”, explica.

As crianças gostam de participar das atividades preventivas odontológicas. A estudante Larissa Souza, de 10 anos, contou que antes de receber as orientações na escola não sabia a forma correta de escovar os dentes. 

“Hoje eu sei que devemos escovar os dentes um por um sempre depois que acordamos, almoçamos e jantamos”, contou a menina.

O trabalho vem obtendo resultados positivos, com  crianças mais atentas às questões que envolvem a higiene bucal. Além de conscientes sobre os cuidados pessoais, elas passam a ficar mais conscientes com o bem-estar do próximo, repassando em casa o que aprendeu na escola.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress