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Educação com Ciência

Percepção do Clima Escolar

Nossos órgãos de sentido são capazes de receber estímulos específicos.

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Nossos órgãos de sentido são capazes de receber estímulos específicos. Células responsáveis pela visão, audição, gustação, paladar e tato captam informações do meio externo e transmite-as ao Sistema Nervoso Central.

No cérebro, estruturas responsáveis por cada um dos sentidos providenciam respostas motoras e/ou psíquicas. Contudo, essa interação corpo-cérebro não se apresenta de forma direta. Há uma “interferência” que nos permite sermos únicos na maneira que interiorizamos cada informação. A esta interferência chamamos de percepção.

A psicologia descreve a percepção como um processo ativo que envolve a procura de informações correspondentes (LURIA, 1981), ou seja, a percepção está aliada às experiências anteriores de cada pessoa, busca similaridade em acontecimentos já vivenciados, formula hipóteses e compreensões acerca da informação recebida. 

Criamos percepção a todo momento, das pessoas, dos lugares e dos fenômenos que observamos. Na escola não é diferente.

O clima escolar está relacionado à qualidade de vida na instituição e reflete a percepção, consciente ou não, de estudantes, professores, administradores e outros funcionários e famílias sobre o trabalho cotidiano da escola, valores compartilhados, regras estabelecidas e acordadas, objetivos propostos, o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, relações interpessoais e estruturas organizacionais*.

O clima escolar é estabelecido como o “tom emocional” da escola*. Um sentimento afinado ao funcionamento institucional e às relações existentes no ambiente escolar. Diversos autores entendem que o clima escolar influencia, inclusive, no desempenho escolar dos alunos, na satisfação com a vida e na melhora da saúde mental*.

Este tema de estudo tem aumentado recentemente no Brasil. Por este motivo, eu e a professora de matemática Monika Pauls, companheira de doutorado, escrevemos um artigo sobre a temática.

Para quem tiver curiosidade sobre o tema e quiser fazer a leitura completa do documento, segue abaixo a referência do estudo.

 

*ALVES, Bianca L. M.; PAULS, Monika, P.; SOLTZ, Tania.; PAULS, Maren, J. School Climate in the Brazilian school context: an integrative literature review.

 

International Journal for Innovation Education and Research. 2020.

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