conecte-se conosco

Educação com Ciência

O brincar e o desenvolvimento infantil

É cada vez mais raro vermos grupos de crianças brincando, colocando o corpo em movimento.

Publicado

em

Amarelinha, pique-bandeira, pega-pega…brincadeiras que parecem cada vez mais distantes das atuais gerações. Brincadeiras que divertem, auxiliam na socialização, desenvolvem a psicomotricidade e a imaginação e que ensinam as crianças a aceitar regras, superar derrotas e desafios e vibrar com as vitórias.

É cada vez mais raro vermos grupos de crianças brincando, colocando o corpo em movimento. No entanto, são inúmeros os estudos e autores que corroboram que os jogos e as brincadeiras são atos indispensáveis para a saúde física, emocional e intelectual das crianças.

Vygotsky, psicólogo russo, discorreu sobre o jogo da imitação e também conhecido como “Faz de conta”, uma brincadeira que privilegia as capacidades intelectuais da infância, promovendo o seu desenvolvimento.

Segundo ele, quando a criança foge do objeto concreto que possui em mãos e cria novos significados para tal, como por exemplo: quando uma criança imagina estar galopando em um cavalo ao brincar com cabo de vassoura ou estar navegando águas profundas em um navio feito de caixa de papelão, a criança cria referências da vida adulta, imitando comportamentos e formas de agir ainda não estabelecidos.

Esses comportamentos avançados, permitidos pelo jogo da imitação, fornecem à criança o desenvolvimento de atividades psicológicas complexas, como o pensamento abstrato, o processo de memorização, a fala específica, a criatividade, entre outros aspectos.  

Para Vygotsky, é por volta dos 2 anos de idade que criança adquire a linguagem e passa, portanto, a ser capaz de utilizar a representação simbólica, libertando seu funcionamento psicológico dos elementos concretamente presentes.

A escola deve proporcionar aos alunos, não apenas no nível da Educação Infantil, momentos de ludicidade. É importante ressaltar, que o brincar pode acontecer de forma dirigida, com objetivos claros a serem alcançados ou apenas, o livre brincar. Ambos os momentos propiciam o desenvolvimento infantil.

Em casa, os pais também devem separar, diariamente, alguns minutos para brincar com seus filhos. Pois, estes momentos juntos, promovem além de aprendizagens, deixam marcas memoráveis da infância.   

Publicidade










plugins premium WordPress