conecte-se conosco

Tempo

Mau tempo deve prosseguir nesta semana no litoral do Paraná

Cidades litorâneas foram atingidas por fortes chuvas no fim de semana

Publicado

em

Fotos: Divulgação / Redes sociais

O Corpo de Bombeiros foi acionado 11 vezes no domingo, 25, para atendimentos em Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá.

A última semana do mês de fevereiro começa instável no Paraná e nos demais estados do Sul do Brasil, devido ao aumento das condições de temporal. No litoral, a chuva forte atingiu várias cidades no fim de semana, dentre elas: Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina e Guaratuba. Além de Pontal do Paraná e Matinhos, que registraram grande volume pluviométrico entre sábado e domingo.

“Instabilidades associadas a circulação de ventos e a atuação de um cavado e uma baixa pressão no Paraguai, aumentam a umidade na região; com a atmosfera ainda quente, a condição de muitas nuvens carregadas aumenta”, informou o Climatempo.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a semana poderá ser chuvosa no Paraná, algo que se refletirá na região leste do estado. “Na terça-feira, 27, uma área de baixa pressão atmosférica se amplifica entre o norte da Argentina e o Litoral do Rio Grande do Sul e favorece o aumento da instabilidade sobre toda a região Sul do Brasil. No Paraná o sol predomina nas primeiras horas do dia e favorece o rápido aquecimento diurno que contribui para a formação de temporais a partir do sul/sudoeste do Paraná, divisa com Santa Catarina. Previsão de chuvas com bastante raios e potencial para rajadas de vento fortes de forma localizada”, destacou o Simepar.

Há uma maior presença de nebulosidade entre o centro-sul e o leste paranaense, o que induz a elevação das temperaturas de forma mais lenta, com algumas chuvas fracas e isoladas que já foram registradas desde o começo da manhã, principalmente entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. Nas demais regiões, o sol aparece e segue induzindo a rápida elevação das temperaturas. 

FIM DE SEMANA

A chuva forte que atingiu o litoral do estado no domingo, 25, provocou transtornos e alagamentos em várias localidades. Em Guaraqueçaba choveu 79,4 mm, em Guaratuba 73,0 mm, em Paranaguá 72,4 mm e em Antonina, 49,4 mm. Os dados às 22h43 de domingo. Os temporais também atingiram as cidades de Matinhos e Pontal do Paraná.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi acionado 11 vezes no domingo, 25, sendo seis atendimentos em Pontal do Paraná, três em Matinhos e dois em Paranaguá.

Em Pontal do Paraná, as águas baixaram e não há pontos significativos de alagamento nos balneários na manhã de segunda-feira, 26. No município, a chuva registrada foi superior de 149 mm, somada a momentos de maré alta, quando o escoamento das águas fica reduzido. Foram atendidos nove chamados e 13 pessoas precisaram de ajuda para deixar suas casas. Desse total, apenas duas pessoas precisaram de abrigo público fornecido pelo município no ginásio de esportes da Escola Ezequiel Pinto da Silva, no Jardim Canadá. Em casos de alagamento, situações críticas causadas pela chuva, necessidade de desabrigamento ligue para a Defesa Civil: 193. Guarda Municipal (41) 3455-9630 ou 93500-8110.

Em Matinhos, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, choveu 160,8 mm. De acordo com a Defesa Civil, até a manhã de segunda-feira, 26, uma família de seis pessoas foi encaminhada ao Abrigo Bom Samaritano. O local está à disposição de quem precisar deixar temporariamente suas casas. Quem precisar entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, o número é o 153. Já o telefone dos Bombeiros é 193.

Com informações do Simepar, Climatempo e Corpo de Bombeiros

Em alta

plugins premium WordPress