conecte-se conosco

Tempo

Cidades do litoral foram castigadas por fortes chuvas

Em Paranaguá, a chuva prosseguiu durante várias horas, alcançando a noite, gerando alagamentos e transtornos aos moradores e motoristas de diversos bairros, inclusive no Centro Histórico

Publicado

em

A chuva forte que caiu na noite de quinta-feira, 27, tirou o sossego de muitas pessoas no litoral.

Nos balneários de Shangri-lá, Praia de Leste e Canoas,em Pontal do Paraná, os bombeiros trabalharam, entre 21h30 e meia-noite, fazendo a retirada de pessoas que ficaram ilhadas em casas e carros por causa de alagamentos.

Em Paranaguá, a chuva prosseguiu durante várias horas, alcançando a noite, gerando alagamentos e transtornos aos moradores e motoristas de diversos bairros, inclusive no Centro Histórico.

Em Matinhos, houve um acionamento para remoção de pessoas de residência. Não houve desalojados, ou seja, pessoas que precisaram de apoio da Defesa Civil para pernoitar.

A Defesa Civil de Guaraqueçaba emitiu na sexta-feira, 28, um alerta à população, que devido às chuvas torrenciais formaram vários pontos de alagamento nas regiões das comunidades rurais de Rio Bananal, Morato, Serra Negra, Potinga e Ipanema.  Carros baixos não estão passando. E os cuidados devem ser redobrados em pontos da PR-405, onde podem ocorrer deslizamentos. Em caso de emergência acione a Defesa Civil de Guaraqueçaba por meio do telefone (41) 99963-7036.

Foto: prefeitura de Guaraqueçaba

Nos demais municípios do litoral não houve chamado emergencial para o Corpo de Bombeiros em virtude das chuvas.

Já a Defesa Civil do Paraná informou que não foram cadastradas ocorrências no sistema (até o momento da consulta), mas que houve algumas ruas alagadas no município de Paranaguá e queda de energia em Pontal do Paraná.

Previsão do Tempo

Na precipitação acumulada da quinta-feira, o maior acumulado de chuva registrado no dia foi sobre a região de Guaratuba, com 129,4 mm. 

Céu encoberto na maior parte do Estado, com chuvas

A manhã de sexta-feira, 28, foi com a presença de muita nebulosidade no Paraná. Sol aparece em poucos municípios do Estado. Há registro de chuvas fracas em boa parte das regiões paranaenses, sem atividade elétrica associada. Temperaturas amenas especialmente no centro-sul, Campos Gerais, RMC e litoral.

Fim de semana

A previsão do tempo do Simepar para o fim de semana é de continuar bastante instável no Paraná. A frente fria irá continuar favorecendo a formação das áreas de instabilidade tanto que na sexta feira chove em todos os setores a qualquer hora do dia no interior ainda no interior com potencial para alguma chuva mais expressiva. No sábado, a chuva fica concentrada no setor mais ao norte perto do Estado de São Paulo, com valores bastante expressivos de precipitação, e também no Leste, entre Curitiba e região litorânea, o tempo se mantém bastante chuvoso durante o sábado.

No domingo, a chuva perde a intensidade, atuando de forma bem ocasional, já com chances de chuva expressiva bem baixa em boa parte do Estado do Paraná.