A Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma noite de homenagens em alusão ao Dia da Umbanda, celebrado no Brasil em 15 de novembro. A cerimônia foi proposta pelo deputado estadual Gilberto Ribeiro (PL). Apresentações e momentos de celebração religiosa aos povos de axé marcaram a solenidade. O evento condecorou os esforços da Federação Umbandista do Estado do Paraná (Fuep), criada em 1968, na preservação das tradições afro-brasileiras, na defesa da liberdade religiosa e na promoção da inclusão.
Foram entregues menções honrosas a 35 pessoas que contribuem para proteger, difundir e valorizar a umbanda no Paraná. Dentre eles, Lederson Souza, de Paranaguá, que já conta com 33 anos de liderança na religião, é envolvido com diversos projetos e ações sociais, além do Afoxé que reúne um número significativo de participantes.
Afoxé e Paranaguá
“Recebi a Menção Honrosa pelos trabalhos desenvolvidos junto a questão cultural e a questão das religiões de matriz africana. Temos o Afoxé que realizamos, já sou sacerdote há muitos anos, membro umbandista desde os meus 17 anos de idade e recebi essa menção em reconhecimento a esses trabalhos desenvolvidos”, comenta Lederson Souza.

O homenageado ressalta que o Afoxé, evento que acontece em Paranaguá, reúne terreiros de várias regiões incentivando o turismo e a cultura na cidade. “O Afoxé reúne aproximadamente mil pessoas e acontece sempre um sábado antes do Carnaval no município. O Afoxé tem como objetivo resgatar a história escravagista de Paranaguá, trazendo elementos de cultura, com inserção pelas alamedas do Centro Histórico trazendo detalhes de cada rua e casarios que passamos, relembrando suas histórias”, conta.
Crescimento
O Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que umbanda e candomblé reúnem 1,05% da população brasileira, percentual em crescimento desde 2000 (0,09%) e 2010 (0,31%). No Paraná, 58,5 mil pessoas (0,59%) seguem essas religiões, sendo 21.242 em Curitiba (1,34%) — número que subiu de 3.526 em 2000. A região Sul concentra o maior percentual de adeptos, com 1,6%.
Com informações da Comunicação da Alep




