As Praças de Bolso, ação implantada em Paranaguá desde 2017, foram aprovadas pela população como um modelo simples de transformar “lixo em luxo”. Locais que eram pontos irregulares de destinação de lixo e entulhos nos bairros são transformados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em praças sustentáveis, construídas pelos próprios funcionários do município com recicláveis. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, a medida, sugerida pelos próprios servidores da Semma, foi amplamente aprovada pela população.
De acordo com o secretário, o projeto segue a linha de gestão do prefeito Marcelo Roque de sustentabilidade e otimização de recursos para fazer uma cidade mais limpa. “Os próprios funcionários da Secretaria de Meio Ambiente sugeriram a ação em um local de constante acúmulo de resíduos. Houve uma rápida mobilização da equipe com a doação de palets, carretéis, troncos de árvores e pneus de empresas do município”, explica.
“Até o momento foram construídas oito Praças de Bolso. Os bairros contemplados foram: Porto dos Padres, Beira Rio, Samambaia, Aeroparque, Vila São Carlos e Ilha dos Valadares. Temos uma equipe responsável pela limpeza e manutenção dos locais. Sempre que entregamos a praça, pedimos a colaboração do representante de bairro e dos moradores. O apoio da população é fundamental, pois o local é para o lazer de todos”, explica o secretário. De acordo com Raphael de Moura, “até o fim da gestão implantaremos 20 Praças de Bolso em Paranaguá. A escolha dos locais será feita junto aos vereadores e representantes comunitários”, complementa.
“Só recebemos elogios desde a criação da primeira praça, em 2017. Além de transformarmos “lixo em luxo”, incentivamos a convivência entre a sociedade. É muito gratificante passar por uma Praça de Bolso e ver uma família ou um grupo de amigos usufruindo o espaço”, finaliza o secretário.