Connect with us

Paranaguá 372 anos

Intersindical fortalece a união dos trabalhadores portuários

Atualmente, ela é formada por nove entidades

Publicado

em

A Intersindical, com 30 anos de história em Paranaguá, consolidou sua personalidade jurídica em fevereiro deste ano, o que ampliou ainda mais a atuação da entidade na defesa dos trabalhadores.

Atualmente, a Intersindical conta com nove entidades participantes:  Sindestiva, Sindicato dos Arrumadores, Sindicato dos Vigias Portuários, Praticagem, Settapar, Sindicato dos Condutores Autônomos, Sindicato do Bloco, Sindicato dos Ensacadores e Sindicato dos Conferentes, abrangendo em torno de 8 mil trabalhadores diretamente. 

Presidente da Intersindical e do Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá, Oziel Felisbino, e o presidente licenciado da Intersindical e do Sindestiva, João Lozano

O presidente interino da Intersindical de Paranaguá, Oziel Felisbino, destaca a importância da entidade para a cidade e para a economia local. “Os sindicatos e, consequentemente esta união através da intersindical, trazem benefícios e são de grande importância para Paranaguá e sua economia. São vários trabalhadores, principalmente da área portuária, e os que agregam na retroárea, que são os ensacadores, que somam de 8 a 10 mil trabalhadores diretos, os quais investem o seu ganho integralmente na cidade, seja no comércio ou nos serviços de nossa cidade, e isso tem os seus reflexos positivos. Paranaguá só tem a ganhar com todos os trabalhadores e os sindicatos e a Intersindical sempre estão trabalhando para melhorar os salários dos nossos trabalhadores, o que traz um resultado para a nossa cidade de imediato”, destaca Felisbino.    

Em fevereiro deste ano, houve a consolidação da entidade e Felisbino fala desta conquista para a classe trabalhadora. “Tudo aconteceu através de uma luta constante do nosso presidente licenciado, João Lozano. Ele brigou muito para a entidade estar com seu CNPJ e nosso estatuto e, graças a Deus, as coisas aconteceram dentro do planejado. A união de todos os sindicatos trouxe um resultado positivo com reflexos que já estamos sentindo entre nossos negociadores, os operadores portuários e, principalmente no respeito que tem, pois ter um sindicato forte e unido traz reflexos positivos para todos”, enfatiza o presidente.

O presidente da Intersindical enfatiza que a atividade portuária é essencial, destacando que desde o início da pandemia todos os cuidados ao trabalhador estão sendo realizados.   

“Estamos atravessando um momento difícil e muito delicado. A Intersindical foi muito atuante neste sentido desde o início, desde o primeiro dia todos os sindicatos, junto com a Intersindical, com o OGMO, com o Porto, com a prefeitura, se preocuparam com os trabalhadores e todas as medidas e precauções foram tomadas para protegê-los. Estamos com um índice pequeno, pois foi feito um trabalho muito atuante, em virtude das dificuldades do momento e todos os trabalhadores entenderam a necessidade de usar as máscaras, lavar as mãos, manter o distanciamento. Os procedimentos iniciam já na entrada do porto, o que fez com que os índices ficassem baixos e, graças a Deus, estamos colhendo os frutos dos esforços de todos. É preocupante, não baixamos a guarda em momento algum e estamos falando com os trabalhadores, pois acreditamos que agora estamos no pico e o cuidado deve ser redobrado e estamos lutando para manter a guarda firme nesta luta conta a Covid-19”, externa Felisbino.

Mensagem 

“Sabemos que estamos passando por um momento difícil, mas o que buscamos transmitir a todos os parnanguaras e a todos os trabalhadores é a necessidade de ter muita fé e muita força. Sabemos que este ano está sendo difícil, mas desejo a todos os parnanguaras que Deus abençoe e que tudo isso passe brevemente. Mesmo sendo um momento de festejar, é tempo de reflexão. Então deixo aqui aos meus companheiros a mensagem que estamos todos juntos, batalhando por uma Paranaguá melhor e este ano não dará para comemorarmos muito, mas Paranaguá mora no coração de todos e queremos ver sempre uma cidade melhor. Tenho a certeza de que passando tudo isso vamos comemorar muito e muito, com todos os parnanguaras e com os trabalhadores. Paranaguá merece o melhor de todos!”, finaliza Felisbino.