O futuro do desenvolvimento passa, inevitavelmente, por investimentos sólidos em transporte, portos e energia. Enquanto o Brasil ainda patina em entraves ideológicos e gargalos estruturais, o Estado do Paraná tem mostrado que é possível avançar quando se coloca planejamento, gestão e visão de futuro acima de disputas políticas estéreis.
Mesmo diante das dificuldades impostas por um sistema centralizador e muitas vezes travado pela ideologia, o Paraná quebrou paradigmas e seguiu em frente. Os Portos do Paraná são exemplo de crescimento exponencial, consolidando-se entre os mais eficientes do país, ampliando sua competitividade e atraindo novos mercados. A tão aguardada derrocagem da Pedra da Palangana, obra que parecia um sonho distante, aconteceu, garantindo mais segurança e eficiência na navegação.
No litoral, investimentos estruturantes mudam a realidade da região com a engorda da praia de Matinhos que valoriza o turismo e protege a orla; a Ponte de Guaratuba, que por décadas ficou no papel, finalmente saiu do discurso e está em execução; e as duplicações das rodovias PRs, incluindo o trecho estratégico Guaratuba/Garuva, começam a transformar a logística do transporte no Estado. Esse espectro é apenas no litoral, sem contar outras regiões do Paraná.
Essas conquistas mostram que a infraestrutura não pode ficar refém de ideologias. O que move o desenvolvimento é a capacidade de planejar, atrair investimentos, garantir segurança jurídica e reduzir a burocracia. O Paraná demonstrou que, quando o poder público se concentra em criar condições reais de competitividade, a economia responde com crescimento, geração de empregos e mais oportunidades para a população.
O caminho é claro! Menos ideologia, mais liberdade para empreender. A experiência paranaense prova que, com coragem para enfrentar paradigmas e colocar a eficiência acima de disputas partidárias, é possível transformar desafios históricos em pilares para o desenvolvimento econômico.
Quando a sociedade civil, o Governo do Estado e seus poderes constituídos com Executivo, Assembleia Legislativa e Poder Judiciário caminham juntos com objetivos comuns, tornam-se verdadeiros alicerces para o desenvolvimento. Essa união é capaz de quebrar paradigmas, superar entraves ideológicos e transformar projetos em conquistas concretas, garantindo ao Paraná inovação, prosperidade e competitividade.
E isso se reflete diretamente na percepção da população. A capacidade de realizar obras estruturantes e de conduzir o Estado com foco no desenvolvimento faz com que a aprovação do governador Ratinho Junior esteja acima dos 80% em todas as pesquisas realizadas pelos institutos, garantindo a ele um privilégio político raro no cenário brasileiro com o reconhecimento quase unânime de sua liderança e gestão.





