Meio Ambiente

Portos do Paraná, Cargill, Cattalini, TCP, Transpetro e Wilson Sons são premiadas com o Selo de Sustentabilidade na COP30

Premiação foi feita Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) nesta quarta-feira, 12

1mpor

A premiação é uma política governamental que estimula o atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável, algo concedido a empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) (Foto: Jonilton Lima/MPor)

Na quarta-feira, 12, o  Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) realizou a cerimônia de entrega do Selo de Sustentabilidade 2025, evento que ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A premiação é uma política governamental que estimula o atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável, algo concedido a empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Em Paranaguá, foram premiadas a Portos do Paraná e as empresas Cargill, Cattalini, TCP e Wilson Sons. 

Segundo o MPor, receberam a premiação na “Categoria Diamante” as empresas Cargill, Cattalini, Transpetro e Wilson Sons, na “Categoria Prata” a empresa pública Portos do Paraná e na “Categoria Bronze” o TCP –  Terminal de Contêineres de Paranaguá.

“A COP 30 marca um novo capítulo para o setor de transportes, com políticas públicas cada vez mais alinhadas à agenda ESG. Estamos reconhecendo empresas que adotam práticas responsáveis em portos, aeroportos e hidrovias, lançando uma publicação que inspira transformação e firmando uma parceria voltada à proteção de vidas. A sustentabilidade, nas políticas do Ministério, significa promover desenvolvimento com equilíbrio ambiental, social e econômico”, destaca o ministro Sílvio Costa Filho.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

De acordo com a assessoria, participaram da entrega o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier, a diretora de Sustentabilidade do MPor, Larissa Amorim, e o superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da Infra S.A., Bruno Marques. “O encontro reafirmou o compromisso do ministério em integrar as dimensões ambiental e social às políticas públicas e à governança do transporte brasileiro”, completa.

Sobre o Selo

Segundo o MPor, a cerimônia de entrega do Selo de Sustentabilidade marcou a consolidação do Pacto pela Sustentabilidade, instituído pela Portaria n.º 58/2025. “A iniciativa reconhece e estimula organizações do setor a adotarem boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações”, acrescenta.

A assessoria afirma que as empresas inscritas apresentaram planos de ação baseados nos eixos Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Governança, avaliados tecnicamente pelo MPor. “De acordo com o desempenho obtido, as organizações receberam o selo nas categorias Bronze, Prata, Ouro ou Diamante. Nesta primeira edição, 63 empresas participaram do programa e 36 foram premiadas”, explica.

“O selo é um incentivo para que as empresas aprofundem seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. Mais do que uma certificação, ele simboliza uma mudança de cultura em que práticas ambientais, sociais e de governança passam a fazer parte da estratégia de gestão e das operações do setor”, salienta Larissa Amorim, diretora de Sustentabilidade do MPor.

Confira as empresas premiadas:

Categoria Diamante: Brasil Terminal Portuário (BTP); Cargill; Cattalini; Eldorado; Ferroport; Maersk; Porto do Açu; Porto Itapoá; Porto Sudeste; Portonave; Santos Brasil; Super Terminais; Tesc – Terminal Santa Catarina; Transpetro; Ultracargo; Vast Infraestrutura; Viracopos; VLI; VPorts; Wilson Sons; Suape.

Categoria Prata: EMAP; Intermarítima; Login; Portos do Paraná; Tecon Suape.

Categoria Bronze: Autoridade Portuária de Santos; Bunker One; CLI; Companhia Auxiliar de Armazéns Gerais Copersucar; Complexo do Pecém; Infraero; Inframerica; SPE Novo Norte NOA; TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá; Motiva.

Conscientização

Segundo o MPor, como parte da Política de Sustentabilidade, o livro “Nós e a natureza: somos um com o planeta”, da escritora Aline Campos e ilustrado por Luana Chinaglia, que foi lançado durante o evento, tem como propósito promover a conscientização sobre a urgência climática, valorizando o meio ambiente com a educação e da sensibilização de crianças, famílias e comunidades. “A obra reforça a importância da colaboração e da inovação como pilares de um futuro mais sustentável, inclusivo e socialmente responsável”, acrescenta.

“O conteúdo poderá ser acessado pelo site do MPor (https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/EbookNseanaturezasomosumcomoplaneta_compressed.pdf), e a publicação estará disponível em formato digital, acessível por meio de QR Code, ampliando seu alcance e incentivando a leitura sustentável”, finaliza o Ministério de Portos Aeroportos. 

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério de Portos e Aeroportos


Portos do Paraná, Cargill, Cattalini, TCP, Transpetro e Wilson Sons são premiadas com o Selo de Sustentabilidade na COP30Avatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Você também poderá gostar