conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Marinha emite novo alerta de mar agitado e possibilidade de ressaca para o litoral do Paraná

A Tempestade Subtropical “Yakecan” encontra-se na posição 29°S 046,7°W, a aproximadamente 170 milhas náuticas (310 km) a leste da costa do estado de Santa Catarina

Publicado

em

A Marinha do Brasil, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), o Servicio Meteorologico Nacional (SMN) da Argentina e o International Desk do National Oceanographic and Atmospheric Administration (NOAA) informa que a Tempestade Subtropical “Yakecan” encontra-se na posição 29°S 046,7°W, a aproximadamente 170 milhas náuticas (310 km) a leste da costa do estado de Santa Catarina. Os prognósticos atualizados mantêm a estrutura do sistema como Tempestade Subtropical durante seu deslocamento para Leste/Nordeste e, posteriormente, para Sudeste, afastando-se da costa.

São esperados ventos intensos nas proximidades do litoral entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, podendo atingir 50 nós (92 km/h), em alto-mar e até 40 nós (75 km/h) junto à costa, até o final do dia 19 de maio. Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 6,0 metros, em alto-mar, com possibilidade de ressaca, com ondas entre 2,5 e 4,0 metros, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, ao sul de São Tomé, até o final do dia 20 de maio.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço
Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/sevicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

Para informações meteorológicas sobre o continente consulte o INMET em seu portal:
https://portal.inmet.gov.br/ e redes sociais: Twitter @inmet_ / Instagram: @inmet.oficial / Facebook: @INMETBR.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Assessoria de Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação

Marinha do Brasil