conecte-se conosco

Litoral

Prefeito de Matinhos fala dos desafios dos primeiros meses de governo

Zé da Ecler quer colocar em prática projetos que transformarão a qualidade de vida dos matinhenses e fomentará o turismo

Publicado

em

Desde que assumiu a Prefeitura de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, conhecido popularmente como Zé da Ecler, vem se dedicando a transformar o município, e vem aproveitando este período de pandemia da Covid-19 para trabalhar em projetos que trarão melhor qualidade de vida aos matinhenses e aos turistas, que frequentam uma das melhores praias do Paraná. 

Zé da Ecler esteve na quarta-feira, 25, na Folha do Litoral News, onde em uma conversa com a reportagem falou deste desafio de administrar Matinhos e de seus oito primeiros meses de governo. “Nestes quase 8 meses de governo, tenho uma avaliação que estamos indo bem. Pegamos logo no início do mandato uma pandemia e isso alterou muito nossos planos. Assumimos uma cidade que vive totalmente do turismo e sem turista, em decorrência da pandemia. Em março, a pandemia estourou e tivemos que praticamente fechar literalmente a cidade, espantando ainda mais o turista.  Fechamos o comércio, e como é que uma cidade que vive do turismo vai deslanchar, é muito difícil.  Graças a Deus veio a vacina, as pessoas estão se imunizando e estamos lutando para fazer com que a saúde esteja sim em primeiro lugar, e depois as outras coisas, e isso estamos fazendo. Acredito que nestes oito meses deu tempo para prepararmos o restante do mandato. Aproveitamos que tínhamos que ficar em casa ou dentro da prefeitura, sem sair muito, sempre respeitando o distanciamento e a não aglomeração, para fazer projetos, como o do novo hospital, de canalização de rios e canais, de duplicação das ruas,  revitalização de algumas avenidas, de escolas e creches, de paisagismo, de iluminação pública, de câmeras de segurança de alta resolução, do portal de entrada da nossa querida cidade, enfim, eu penso que aproveitamos bem este tempo, e acredito que tudo isso é um preparo e tudo é por Deus”, enfatiza Zé da Ecler.

Ele explica que a partir do próximo ano, trabalhará dentro do novo planejamento realizado por seu governo. “Nós estamos administrando a cidade com o planejamento que foi deixado do ano passado, feito evidentemente por outro gestor, sendo realizado de um ano para o outro. Esse ano, já encaminhamos para a Câmara de Vereadores o nosso planejamento, o que pretendemos gastar e o que pensamos em arrecadar. Na minha visão, a partir do ano que vem a administração vai começar a aparecer aos olhos de todos, não só do matinhense, mas de todo o litoral e do nosso honroso estado, pois o nosso litoral reflete no Paraná inteiro, e nós vamos fazer com que isso aconteça se Deus quiser. No ano que vem todos poderão ver as mudanças que Matinhos vai ganhar e o Paraná inteiro ganha com isto”, completa.

Sobre os preparativos para a temporada de verão, o prefeito Zé da Ecler, explica que o município está se preparando, mas continuará a respeitar todos os protocolos sanitários. “O nosso primeiro aperitivo vai ser o feriado de 7 de Setembro, e o povo está carente de festas, abraços e de praia, nós brasileiros gostamos muito disso, mas é bom que seja dito e lembrado porque nunca é demais falar que precisamos ainda manter o distanciamento, usar as máscaras, higienização das mãos, não aglomeração, além da imunização, lembrando que a maioria da população paranaense já está vacinada. Em Matinhos, já estamos com mais de 80% das pessoas vacinadas com a 1.ª dose, e mais de 40% com a 2.ª dose. A imunização está próxima, daqui há pouco todos estarão vacinados, porém ainda não estamos e precisamos manter todos os cuidados, e isso fará com que os nossos visitantes encontrem restrições em nossa cidade. Continuaremos fiscalizando, não vamos liberar o comércio para atendimento 24 horas por dia, vamos estudar como será isso, para evitar a contaminação e que essa doença não se propague ainda mais. Quem sabe lá para dezembro, com o avanço da imunização, quem sabe vamos liberar ainda mais, para que possamos receber o nosso turista com toda a desenvoltura que merece ser recebido e fazer com que o nosso povo colha os frutos de uma cidade que é totalmente turística”, destaca Zé da Ecler, que acredita que se tudo estiver controlado, poderá ser uma das melhores temporadas de Matinhos. “As pessoas estão ansiosas para vir ao litoral do Paraná, mas peço a todos que não se aglomerem, até é irônico falar, uma cidade que vive das pessoas, mas precisamos estar vivos e com saúde. Se Deus quiser logo esta doença estará extinta, mas enquanto isso vamos manter as recomendações sanitárias”, completa.   

O prefeito de Matinhos, aproveita para deixar um recado à população e fazer alguns agradecimentos. “Gostaria de agradecer a Folha do Litoral News, um dos mais importantes veículos de comunicação do litoral e do Paraná, pois divulga a nossa cidade e o nosso litoral aos quatro ventos. Também quero falar sobre a minha cidade, para o meu povo que nós estamos lutando, e não é fácil. Você pega uma cidade para administrar, e sabe que poderia estar voando e devido a todo os entraves da pandemia ficamos limitadíssimos. Matinhos era para ter dado um salto nestes últimos meses, mas tenham a certeza que isso logo acontecerá. A expectativa é que o nosso tão sonhado hospital municipal saia do papel, vamos construir um estádio para ter o nosso o nosso time de futebol na cidade, vamos fazer com que todos outros esportes como o basquete, o vôlei, os esportes de contato como o Tae-kwon-do, Karatê, Jiu Jítsu, saiam do papel e se transforme em realidade para atender toda a nossa sociedade. Nós vamos melhorar o tratamento do nosso povo oferecendo parquinhos para as nossas crianças, campos de futebol e de beach soccer, quadra de skate, enfim vamos fomentar o esporte de um modo geral. Vamos florir a nossa cidade, vamos cuidar melhor da nossa praia para poder atender e atrair mais o turista, pois são deles que nós precisamos para poder tocar as nossas vidas.  Acreditem, pois tudo o que estiver escrito no plano de governo do Zé da Ecler será cumprido, isso é um compromisso. Sempre preferi falar a verdade para não cair em contradição em minha vida, então tudo o que prometi em campanha eu vou cumprir. Já prometi porque sabia que poderia cumprir. Matinhos é uma cidade muito rica, arrecada bastante dinheiro, arrecada muito IPTU, é a quarta cidade do Estado do Paraná que mais tem edifícios. Somos proporcionalmente uma das cidades mais ricas de todo o litoral e de todo o estado do Paraná. Uma cidade de 35 mil habitantes que arrecadamos 180 milhões por ano. Analisando proporcionalmente pela quantidade de pessoas e as nossas indústrias, que não temos nenhuma ou quase nenhuma, nós vivemos praticamente do IPTU e de um pouco de impostos que o nosso comércio corresponde. Peço que o povo acredite, que o litoral continue acreditando que Matinhos com certeza está em boas mãos”, conclui Zé da Ecler. 

Em alta

plugins premium WordPress