Connect with us

Litoral

Feriado: Matinhos e Pontal do Paraná liberam acesso às praias

Pontal do Paraná deve receber grande número de visitantes (Foto: AEN)

Publicado

em

Expectativa é de número alto de turistas no litoral neste período

O fim de semana, bem como o feriado prolongado com a comemoração da Independência do Brasil na segunda-feira, 7, e celebração do Dia da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 8, devem atrair um número elevado de turistas ao litoral do Paraná, mesmo com a pandemia da Covid-19 e aumento do número de casos e óbitos diariamente. Na região, entre os municípios que concentram as praias paranaenses, Pontal do Paraná e Matinhos liberaram o acesso à orla e aos calçadões para turistas e moradores, entretanto Guaratuba segue proibindo a circulação de pessoas nas praias e beira-mar.

Pontal do Paraná

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Pontal do Paraná, o Decreto N.º 8.8788/2020 liberou acesso à orla e praias no município, “desde que seguindo o protocolo de prevenção à transmissão do Covid-19, com utilização de máscara e sem aglomerações”, informa. “Exceto casas de eventos (bailes, salões de festas, etc.), todos os estabelecimentos estão liberados, seguindo os horários de funcionamento indicados no decreto e cumprindo as normas de segurança”, destaca. Pontal do Paraná, com o feriado prolongado de Curitiba, está aguardando um volume alto de turistas. “Nosso conselho é o que já está sendo alertado há meses e pouco praticado: utilize máscara sempre; higienize as mãos; não vá a estabelecimentos comerciais em grandes grupos, uma pessoa é suficiente. Se possível opte por delivery ou retirada no balcão ao invés de fazer as refeições nos estabelecimentos”, destaca, ressaltando a necessidade de distanciamento para moradores e visitantes. Denúncias podem ser feitas no telefone (41) 99245-1928.

Matinhos

Por meio do Decreto n.º 520/2020, a Prefeitura de Matinhos liberou acesso à faixa de areia e orla da praia, bem como aos calçadões, Mirante das Pedras, ao Pico e prática de esportes individuais. Segundo o município, o novo decreto dispõe sobre o retorno gradativo da reabertura da economia de Matinhos, visto a necessidade de reabertura gradual e funcionamento de setores do comércio, porém com cumprimento de medidas de prevenção à pandemia. 

O município afirma que, segundo os números informados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), há “um decréscimo real no número de casos, óbitos e internamentos” da Covid-19. Com exceção de baladas, boates, eventos, quadras de esporte coletivo, entre outros eventos, os estabelecimentos podem abrir suas portas, entre eles o comércio e os restaurantes de Matinhos, desde que respeitando as normas de saúde e os horários definidos. 

Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba, através do Decreto n.º 23.523/2020, com foco na retomada da economia local, flexibilizou abertura de parte dos estabelecimentos comerciais, porém segue proibindo acesso ao calçadão, à orla e à água nos feriados e fim de semana por turistas e moradores durante os feriados e fins de semana. Além disso, o município, junto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), reforçará fiscalização para que o distanciamento seja cumprido neste feriado de Sete de Setembro, inclusive com multa de R$ 500,00 para quem desobedecer. 

Com exceção de casas noturnas e festas, lojas, supermercados, restaurantes, igrejas, entre outros, poderão abrir suas portas no feriado.