conecte-se conosco

Editorias

Governo decreta fechamento de academias, shoppings e galerias no Paraná

23 casos da Covid-19 são registrados no Estado e governo decreta Estado de Emergência

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira, 19, o Governo do Estado assinou o Decreto N.º 4.301/2020, que coloca oficialmente o Paraná em Estado de Emergência por conta da pandemia do novo Coronavírus. Com a medida, shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneros, bem como academias e centros de ginástica diversos ficarão fechados por tempo indeterminado, com o intuito de reduzir a possível circulação da Covid-19 entre os paranaenses.

O decreto entra em vigor a partir deste dia 19 de março. Além disso, segundo o novo boletim do Coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná aumentou de 14 para 23 os casos confirmados da doença. Quatro casos suspeitos da Covid-19 foram registrados no litoral do Paraná em Paranaguá (2), Matinhos (1) e Guaratuba (1).

Também foi feito o chamamento de aprovados de concurso público na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reforçando a atuação contra a doença com mais 360 profissionais da área, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Administração e Previdência, Reinhold Stephanes, em coletiva on-line junto ao secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Estado de emergência e fechamentos

O governador Ratinho Júnior decretou Estado de Emergência no Paraná assinado na tarde da quinta-feira, 19. O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, ressaltou que o governo suspendeu as atividades comerciais em shoppings centers, galerias e congêneros, bem como em academias e centros de ginástica.

Guto Silva ressaltou que o Estado seguirá diariamente medidas integradas e inteligentes juntos à sociedade com foco na divulgação de informações à população e combate contínuo ao Coronavírus. “Cada Estado tem uma realidade, um índice, um comportamento, e junto com a Sesa estamos fazendo análise de monitoramento e planejamento das ações”, explica, reforçando a necessidade de cuidado contínuo com idosos, que é o principal grupo de risco da doença.

De acordo com o chefe da Casa Civil, ações continuarão sendo feitas de forma planejada e organizada de acordo com a evolução da pandemia da Covid-19. “Saliento a todos os paranaenses que o Governo está fazendo seu papel de forma planejada e ordeira com foco em sair da crise”, explica Silva.

Novos casos no Paraná

“Estamos em um momento importante da saúde, fomos contemplados com o chamamento do concurso 73/2016 com novos 360 servidores de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltando que eles atuarão na Sesa e em todas as Regionais de Saúde, incluindo o litoral do Paraná. “Eles ajudarão a organizar ainda mais o trabalho que está sendo feito para atender em todo o Paraná a ação organizada da Sesa, junto ao Ministério da Saúde e às secretarias municipais, para combater a pandemia”, explica.  Segundo o gestor, com o Estado de Emergência a Sesa agilizará diversas ações para o combate à Covid-19.

“Gostaria de dizer da assinatura de ontem do decreto que valida exames realizados da Covid-19 realizados em alguns laboratórios privados que estejam seguindo a validação proposta pelo Ministério da Saúde das condicionantes de qualidade e oportunizando e seguido resoluções da Anvisa”, explica Beto Preto. Com a validação dos exames em clínicas particulares, os casos suspeitos e notificados aumentaram em um dia de 200 para 291. Ao todo, 146 são suspeitos da doença e estão sendo investigados, 122 foram descartados e 23 foram confirmados. O secretário ainda ressaltou que há quatro casos  confirmados por laboratórios privados ainda não validados e que serão retestados dentro do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

“Com isso reforço que continuamos na nossa luta de levar informações e pedindo o isolamento domiciliar voluntário de quem está nos acompanhando”, afirma Beto Preto, ressaltando a necessidade de respeito às normas de limpeza, higiene pessoal e distanciamento social.

“Quero pedir também, na mesma linha que o governador Ratinho Júnior levantou, a questão da solidariedade humana para que possamos fazer valer os direitos dos idosos. Precisamos atender os idosos, aqueles que não tem condições de ir ao mercado e estão isolados”, ressalta o secretário de Saúde, explicando que será feita uma articulação com a rede de proteção, bem como familiares e amigos, para fornecer sustentos e garantir proteção à saúde dos idosos paranaenses.  “Passamos por momentos duros, possivelmente teremos que tomar outras medidas nos próximos dias. Continuamos trabalhando 24 horas por dia em área da saúde e continuamos fornecendo informações de forma transparente com relação à Covid-19”, finaliza.

Foto destaque: Reprodução Facebook/Governo do Estado do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress