Eventos

Turismo e religiosidade: Festa do Divino 2025 movimenta Guaratuba em julho

Evento ocorrerá entre 9 a 20 de julho na região central da cidade

1festa do divino em guaratuba1 1

Tema deste ano é "Sejamos peregrinos da esperança, firmados na fé e sustentados pelo Divino Espírito Santo" (Foto: Folha do Litoral News)

No próximo dia 9 de julho será iniciada a tradicional Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo que ocorre anualmente em Guaratuba com programação contínua até 20 de julho. . O evento religioso e festivo ocorre na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e nos arredores da Praça Central Coronel Alexandre da Silva Mafra de Guaratuba, no centro. O tema deste ano será “Sejamos peregrinos da esperança, firmados na fé e sustentados pelo Divino Espírito Santo”. A festividade movimenta o município e o turismo do litoral do Paraná no período de inverno.

A Festa do Divino 2025 terá o casal festeiro Jackson e Marcelli Silva, prossegue durante a semana. O evento conta com a realização do Instituto Cultural e Social Mãe do Bom Sucesso, Missionários Redentoristas, com apoio da Prefeitura de Guaratuba.

“Estamos ansiosos para recebermos a todos os devotos do Divino para essa incrível festa, cheia de tradição, celebrações e entretenimento em um ambiente familiar e seguro preparado com muito carinho para recebê-los”, afirma a organização do evento.

Cartelas e patrocinadores

A festividade conta também com o  tradicional Show de Prêmios que sorteará prêmios em dinheiro para os participantes. “A venda das cartelas é sempre um sucesso e tem grande circulação na nossa cidade e fora dela”, explica a organização. Patrocinadores podem apoiar a festa e ilustrar a sua marca nas cartelas e evento. Para isso, é necessário entrar em contato com os telefones (41) 99853-9252 (Andréa) e (41) 99977-7946 (Marcelli).

folder da festa do divino em guaratuba1
A festividade conta também com o  tradicional Show de Prêmios que sorteará prêmios em dinheiro para os participantes (Arte: Divulgação)

Outra forma de patrocínio é por meio da divulgação de vídeos nas telas da Festa do Divino. “Bora ajudar a Igreja e divulgar sua empresa nessa festa linda? Nesse formato de patrocínio oferecemos: produção de um vídeo institucional, de 30 segundos, que ficará passando no telão da praça de alimentação e inserção do vídeo nas redes sociais da Festa do Divino”, completa. Para mais informações, basta entrar em contato com o telefone (41) 99905-5641 (Carine).

Informações do evento podem ser acompanhadas pelo Facebook da Festa do Divino e no Instagram @festadivinoguaratuba.

História

De acordo com relatos históricos do município, a Imagem do Divino Espírito Santo foi oferecida a Guaratuba, por Força Divina, que a deixou para que um devoto a encontrasse. Depois de banhada na Fonte do Itororó, foi a mesma imagem recolhida à Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, dando o valor das curas que os devotos até hoje cultuam.

Desde então, o Divino Espírito Santo é festejado no município, todos os anos, no mês de julho. A festa é previamente anunciada pelas bandeiras – branca e vermelha. A Bandeira branca representando a Santíssima Trindade e a vermelha o Divino Espírito Santo, que saem dois meses antes da realização da festa, pelo interior do município, visitando todos os sítios e povoados distantes acompanhadas de quatro foliões, recebendo donativos.

Em um determinado dia da Festa do Divino, os foliões são convocados para conduzir as bandeiras ao altar da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, acompanhados pelo casal Festeiro Mor. As bandeiras permanecem no altar até o fim da festa.

Com informações da Festa do Divino de Guaratuba

Você também poderá gostar

Turismo e religiosidade: Festa do Divino 2025 movimenta Guaratuba em julho

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Turismo e religiosidade: Festa do Divino 2025 movimenta Guaratuba em julhoAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.