Eventos

Dia Nacional da Língua Portuguesa: data homenageia e destaca a importância da preservação do patrimônio linguístico

“Um dia para homenageá-la é muito importante”, afirma a professora Neuli da Costa Passos

Data é dedicada a homenagear a língua materna do Brasil e a mais falada no mundo (Foto: Ilustrativa/Freepik)

Data é dedicada a homenagear a língua materna do Brasil e a mais falada no mundo (Foto: Ilustrativa/Freepik)

Em 5 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Língua Portuguesa, uma data dedicada a homenagear a língua materna do Brasil e a mais falada no mundo, ressaltar sua importância para a cultura e a identidade dos brasileiros e incentivar a preservação desse patrimônio linguístico. 

Para marcar a data, a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, Neuli da Costa Passos, falou sobre a importância da celebração, os desafios em sala de aula e compartilhou algumas sugestões de leitura. 

Para ela, o Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma data importante, pois promove a valorização e a reflexão sobre a identidade do Brasil como a maior nação falante de Língua Portuguesa. “Como admiradora e falante da Língua Portuguesa, eu a respeito muito e, um dia para homenageá-la é muito importante”, afirma a professora Neuli.

Desafios em sala de aula

Os desafios de sala de aula são muitos e ensinar a Língua Portuguesa é uma batalha diária. Não só para mantê-la viva e capaz de unir o país, como também conscientizar da importância da linguagem e como o seu uso pode influenciar de forma positiva e, às vezes, infelizmente, negativa as nossas crianças e jovens. E proporcionar esse ensino é uma tarefa gigantesca da escola”, explica.

“Como admiradora e falante da Língua Portuguesa, eu a respeito muito e, um dia para homenageá-la é muito importante”, afirma a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, Neuli da Costa Passos (Foto: Arquivo pessoal)
“Como admiradora e falante da Língua Portuguesa, eu a respeito muito e, um dia para homenageá-la é muito importante”, afirma a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, Neuli da Costa Passos (Foto: Arquivo pessoal)

Gosto pela leitura

Para a professora Neuli, o gosto pela leitura é algo subjetivo e deve ser incentivado desde cedo pela família. “A família é a primeira educadora e o incentivo à leitura seria ‘ao gosto do freguês’, ou seja, dentro do ambiente familiar. Os livros oferecidos às crianças poderiam atender aos interesses delas”, destaca.

“No ambiente escolar, a leitura também deve acompanhar as demandas das preferências dos alunos cada vez mais conectados e com pouco contato com a linguagem escrita. E o Brasil possui escritores excelentes cujas temáticas versam sobre a diversidade de leitores atuais”, salienta.

Valorização da Língua Portuguesa

Ela destaca a importância da união dos brasileiros em torno da valorização do patrimônio que a Língua Portuguesa. “Se os brasileiros se unissem em torno da valorização do patrimônio que é a nossa língua e a nossa literatura, seríamos uma grande nação. Todas as palavras e todos os termos, pode conferir, nós temos na nossa língua. Atualmente, não precisamos fazer ‘empréstimos linguísticos’ de idiomas estrangeiros. Isso nos descaracteriza”, afirma.

Sugestões de livros

Para celebrar a data e incentivar a leitura, a professora Neuli compartilhou algumas importantes obras escritas por brasileiros. Segundo ela, os títulos sugeridos podem ser encontrados nas bibliotecas escolares e possuem temáticas atuais envolventes. São eles:

  • “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca; 
  • “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carrasco; 
  • “A face oculta”, de Maria Tereza Maldonado; 
  • “A mulher que escreveu a Bíblia”, de Moacyr Scliar.

Dia Nacional da Língua Portuguesa: data homenageia e destaca a importância da preservação do patrimônio linguísticoAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Você também poderá gostar