Connect with us

Editorial

Setembro Amarelo: a conscientização para o cuidado com o outro

O suicídio representa a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos

Publicado

em

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, estando atrás apenas dos acidentes de trânsito, o que mostra a gravidade da questão, a qual precisa sempre ser debatida e trazida à tona, tendo em vista se enfrentar as situações que possam surgir de forma correta, sobretudo, com o fundamental apoio profissional.

Pensando nesses princípios, foi criado o movimento Setembro Amarelo, o qual tem o propósito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão e, mesmo com tantos casos registrados e com números crescentes a cada ano, ainda há uma barreira para falar sobre o problema, ou seja, a campanha visa a conscientizar a população sobre questões envolvendo o tema, assim, servindo como um importante elemento para levar pais, educadores e a sociedade em geral a desenvolver um olhar mais atento aos problemas alusivos, principalmente, aos adolescentes e jovens.

Neste preâmbulo, torna-se importante a comunidade envolver-se, pois quando se há temas tabus torna-se mais difícil a identificação e tratamento. É preciso que as questões sejam mais debatidas, que se olhe mais para o problema do outro, não diminuindo a “dor alheia” e sim a encarando com a seriedade de que necessita. 

Todos precisam de atenção, cuidados e não desmerecimento de seus sentimentos e dores. Ao se destinar mais tempo e atenção aos filhos, conhecidos, amigos, alunos, parentes e afins, torna-se possível se amenizar muito sofrimento e, quem sabe, codificar alguns sinais, a fim de que os problemas possam ser contornados e sanados.