conecte-se conosco

Editorial

O trabalho enobrece a todos, mas deve ser exercido com segurança e saúde mental

O Dia do Trabalhador é também um período onde devemos estar conscientes de que o local onde ganhamos o nosso pão deve ser um espaço saudável, com respeito a todos e garantia à vida e à integridade física dos colaboradores

Publicado

em

editorial

Parafraseando a icônica frase de Maximiliano Wouters, que aborda que o trabalho enobrece o homem (bem como às mulheres), neste domingo, 1.º, se comemora o Dia do Trabalhador. Mais do que uma data festiva, ela é um período para valorizarmos o nosso emprego, que garante não somente a nossa renda e a de nossas famílias, como movimenta positivamente toda a economia em que estamos inseridos. O contexto empregatício, entretanto, deve ser um ambiente que respeita os direitos assegurados ao trabalhador por Lei.

Nesta edição da Folha do Litoral News trazemos uma matéria importante com a técnica em segurança do trabalho da Portos do Paraná, Jamile Ghidetti Marçal. Ela explica a importância da sua área profissional não somente para os empregadores, como principalmente aos trabalhadores, garantindo com que o ambiente empregatício seja seguro a todos. Tudo isso decorre da visão de que o local onde você trabalha deve ser um espaço de convivência com respeito à vida e à integridade física de todos. 

Outra matéria presente no jornal aborda a questão da saúde mental neste contexto. Em entrevista, o advogado Luiz Henrique Slomp, especialista em Direito do Trabalho, explica o que é a síndrome de Burnout, algo que, por mais que muitos não conheçam, deve atingir a vários trabalhadores que desconhecem os danos mentais e físicos que esta doença pode causar. 

Portanto, mais do que uma data para se comemorar, o Dia do Trabalhador é também um período onde devemos estar conscientes de que o local onde ganhamos o nosso pão deve ser um espaço saudável, com respeito a todos e garantia à vida e à integridade física dos colaboradores. Importante é que empregadores cada vez mais entendam a importância da Segurança do Trabalho e de manter um ambiente profissional  hígido e saudável, com respeito não somente entre o chefe e o empregado, mas também entre todos os trabalhadores. Todos nós devemos fazer parte disso e fazermos a nossa parte.

Continuar lendo
Publicidade