conecte-se conosco

Editorial

A retomada do ensino presencial nas universidades

Que no próximo ano, com planejamento e medidas preventivas, seja possível vivenciar o ambiente acadêmico de forma segura para todos

Publicado

em

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) anunciou, nesta semana, que no ano letivo de 2022, as aulas serão presenciais. Integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovaram, por unanimidade, as atividades acadêmicas presenciais a partir do dia 2 de fevereiro. Um plano de retorno permite a organização da oferta de atividades pedagógicas nos cursos e programas realizados pela universidade, de acordo com o calendário acadêmico.

A instituição está presente em seis cidades do Paraná, oferecendo 71 cursos. Para 2022, o processo seletivo para ingresso está em andamento e prevê mais de 3 mil matrículas.

A área da educação foi fortemente impactada pela Covid-19, gerando alterações no calendário e fazendo com que docentes e estudantes encontrassem uma forma de deixar o ensino menos afetado com as aulas remotas. Um verdadeiro desafio para professores e universitários, especialmente, estes que estavam prestes a concluir a graduação em 2020.

Algumas instituições federais, por exemplo, ainda não definiram o retorno presencial e mantêm apenas atividades práticas neste modelo. O Ministério da Educação já liberou o retorno no dia 1.º março deste ano, no entanto, as universidades têm autonomia para administrar essa retomada em meio a uma pandemia que ainda não chegou ao fim.

Por isso, o retorno envolve um plano para assegurar que medidas sanitárias sejam seguidas pelas instituições com o objetivo de não contribuir com o aumento do contágio da doença e, ao mesmo tempo, que o ensino não seja prejudicado. Que no próximo ano, com planejamento e medidas preventivas, seja possível vivenciar o ambiente acadêmico de forma segura para todos.

plugins premium WordPress